Encontram-se aqui reunidas todas as aulas ministradas no curso a turmas de 2004 a 2019. É, então, um programa muito mais amplo do que o realizado em qualquer de suas edições. Estão organizadas em oito unidades temáticas. Em cada aula, estarão indicadas: um texto de leitura básica (com link, quando possível); textos de leitura complementar (com links, quando possível); PowerPoint, quando houver; materiais disponíveis no Portal, como vídeos, trabalhos finais e outros materiais, (com links, quando possível), o que faz desta seção, até certo ponto, um roteiro de navegação pelo site.
Freller, Cintia Copit. O trabalho com os pais, In: Histórias de indisciplina escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. p. 103-129
- Condições de Trabalho do Professor e o que isso Tende a Produzir em sua Subjetividade e em sua Prática Profissional
- A Implementação de um Projeto de Apoio à Permanência Estudantil em OQE: A Importância da rede
- Aconteceu na reunião escolar: reflexões sobre encontros com a escola na Orientação à Queixa Escolar
CFP. Resolução do Exercício Profissional Nº 6 do Conselho Federal de Psicologia, Brasília: CFP, 29 de março de 2019. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-6-2019-institui-regras-para-a-elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pela-o-psicologa-o-no-exercicio-profissional-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-15-1996-a-resolucao-cfp-no-07-2003-e-a-resolucao-cfp-no-04-2019?origin=instituicao&q=Laudo
Lévisky, R. B. Grupos com crianças. In: ZIMERMAN, David Epelbaum; OSORIO, Luiz Carlos. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 311-320.
- SOUZA, V., SILVA, N. H., MONTEIRO, M. F. Psicoterapia On-line: manual para a prática clínica. 1ª edição. Curitiba: Editora das Autoras, 2020.
- CFP, Conselho Federal de Psicologia. Resolução nº 9 de 18/07/2024. Regulamenta o exercício profissional da Psicologia mediado por Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) em território nacional e revoga as Resolução CFP nº 11, de 11 de maio de 2018, e Resolução CFP nº 04, de 26 de março de 2020. Conselho Federal de Psicologia: Brasília, 2024.
SOUZA, M.P.R. Cap. III A prática profissional: concepções sobre a queixa escolar. B. Prontuários: bastidores do atendimento psicológico . In: A queixa escolar e a formação do psicólogo. Tese (Doutorado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. 1996. p. 176-197. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12052017-150732/pt-br.php
SOUZA, M.P.R. Cap. III A prática profissional: concepções sobre a queixa escolar. B. Prontuários: bastidores do atendimento psicológico . In: A queixa escolar e a formação do psicólogo. Tese (Doutorado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. p. 198-225.1996. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12052017-150732/pt-br.php
PATTO, Maria Helena Souza. Para uma crítica da razão psicométrica in: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Psicologia e Razão Instrumental. Revista Psicologia USP, v. 8, n. 1. São Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1997. p. 47-62. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100004
SILVA, Franklin Leopoldo e. Conhecimento e razão instrumental. In: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Psicologia e Razão Instrumental. Revista Psicologia USP, v. 8, n. 1. São Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1997. p. 11-31. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100002
MACHADO, Adriana; SOUZA, Marilene Proença Rebello e SAYÃO, Yara. As classes especiais e uma proposta de avaliação psicológica. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Educação Especial em Debate. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 69-116
MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; COLLARES, Cecília Azevedo Lima. Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO E GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR. Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 71-110
SOUZA, B.P. A medicalização do ensino comparece aos atendimentos psicológicos. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO E GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR. Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010, p. 311-328
FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de Educação e Saúde, 2015. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2015/06/CFP_CartilhaMedicalizacao_web-16.06.15.pdf
VICHESSI, B. Alunos defasados em leitura e escrita não são disléxicos. Revista Nova Escola, 09/02/1916. Acesso em 26/02/2024. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8259/alunos-defasados-em-leitura-e-escrita-nao-sao-dislexicos
- A medicalização do fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período pós isolamento social
- Medicalização no pós isolamento de Covid-19 e as queixas escolares
- TDAH e o desenvolvimento da atenção: o contato com a natureza como possibilidade de enfrentamento à medicalização da educação
- Para Além da Medicalização: a inclusão de alunos com deficiência intelectual
- Como a medicalização comparece no campo da educação dos sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Relações entre processos de aquisição e uso de leitura e escrita e a dislexia em um contexto medicalizante e excludente
- Medicalização Da Vida E Da Educação: um Diálogo Com A Psicologia Escolar E os Atendimentos Psicológicos Às Queixas Escolares
COSTA, Jurandir Freire. Introdução. In: COSTA, J.F. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 11-17
COSTA, J.F. Da família colonial à família colonizada. COSTA, J.F. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 79-151
CHAMUSCA, Virginia Maria Santana. O lugar da devoção na relação professor-aluno. In: Em busca do tempo que não se perdeu – memórias de pessoas a respeito de seus professores: uma visão Winnicottiana. Dissertação (Mestrado em Psicologia e Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 129-165.
WINNICOTT, Donald Woods. Introdução e Paciente I “Iiro” aos 9 anos e 9 meses. In: WINNICOTT, D.W. Consultas terapêuticas. Rio de Janeiro: Imago, 1984. p. 9-19 e 20-36
HEGENBERG, Mauro. Introdução. In: HEGENBERG, M. Psicoterapia breve. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. p. 23-52
FELICE, Eliana Marcello. O lugar do brincar na psicanálise de crianças. Psicologia: teoria e prática 2003, vol.5, n.1, p. 71-79. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. Tradução: Diana Myriam Lichteinstein; Liana di Marco; Mário Corso. p. 15-32
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Construção da Escrita
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=3iNn-XsuH-4
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=nm2eUG5fBE0
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=sW7-fPifdQY
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=Od6yqMsOYpM
Escrita
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=oXoGEHyGQzY
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=nmRpeu9kV40
MORAIS, Maria de Lima Salum e. Fórum de Saúde Mental. In: MORAIS, Maria de Lima Salum e; SOUZA, B.P.. Saúde e Educação: muito prazer! São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. p. 69-88.
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TIRIBA, Léa. Considerações finais. In: TIRIBA, L. Crianças, natureza e Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2005. p. 202-221. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-2304.pdf
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SOUZA, M.P.R.; SOUZA, B.P.; NEGREIROS, F. (Orgs.). Educação, Infâncias e Natureza: o que nos ensina a história, a escola e a vida. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2023. Disponível em: Ebook_Educacao_infancia_natureza_original_07_08_2023.pdf (usp.br)
- Orientação à Queixa Escolar e o Desemparedamento da Infância: Caminhos Para a Psicologia e a Educação
- A Saúde da Escola: Desemparedando para Ser e Crescer
- Pequenos Espaços, Grandes Vazios: uma análise sobre o confinamento infantil na queixa escolar
- Vidas Confinadas: estudo exploratório sobre as rotinas das crianças e adolescentes atendidos no OQE-USP entre agosto de 2016 e julho de 2017
- Os Muros E As Rachaduras: Histórias de enrijecimento, possibilidades de criação e brechas no concreto do espaço escolar
PATTO, Maria Helena Souza. Uma incursão nos bastidores: o mundo da sala de aula. In: PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1988. p. 222-268.
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Universidade Federal do Mato Grosso et al. Introdução. In: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) (Orgs.) Violência e Preconceito na Escola: contribuições da Psicologia. Cuiabá – MT: Universidade Federal do Mato Grosso, 2019. 2018. p. 23-38
- Epistemicídio da população negra: desdobramentos na educação brasileira, breve histórico e práticas urgentes
- Enegrecer o olhar da psicologia escolar para o racismo na escola: ensaio sobre contribuições do feminismo negro de bell hooks
- Orientação à Queixa Escolar no Apoio à Permanência Estudantil na USP
- A Questão Étnico Racial e a Educação: de seu percurso histórico às expressões atuais
Universidade Federal do Mato Grosso et al. Introdução. In: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) (Orgs.) Violência e Preconceito na Escola: contribuições da Psicologia. Cuiabá – MT: Universidade Federal do Mato Grosso, 2019. 2018. p. 23-38
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NEPOMUCENO, Bebel e MARTINS, Victor. Brasil-África História, historiografia e a Produção de Saberes na África e na Diáspora. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)/Ministério da Educação do Brasil/Universidade Federal de São Carlos. 2012. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002169/216951por.pdf
- Epistemicídio da população negra: desdobramentos na educação brasileira, breve histórico e práticas urgentes
- Enegrecer o olhar da psicologia escolar para o racismo na escola: ensaio sobre contribuições do feminismo negro de bell hooks
- Os impactos do racismo contra pessoas negras nos processos da escolarização brasileira
- Para Cuidar da Dor do Aluno Negro em Orientação à Queixa Escolar
- A Questão Étnico Racial E A Educação: De Seu Percurso Histórico Às Expressões Atuais
CARVALHO, Marília Pinto. Sexo e desenho escolar: “Além de ter indisciplina, ele é agressivo”. In: CARVALHO, Marília Pinto. Avaliação Escolar, gênero e raça. Campinas: Papirus, 2009. p. 110-124. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/9RXMN89BXpqLPTL7Tcqy7cK/abstract/?lang=pt
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- Contribuições da Orientação à Queixa Escolar para o atendimento a famílias em descumprimento de condicionalidades educacionais do Programa Bolsa Família
- Os Processos de Escolarização em Diálogo com as Relações Étnico-raciais: o itinerário de crianças negras e indígenas xavante
- OQE, CT, ECA e Outras Histórias Afins
- Possibilidades de atuação em situações de Violência Doméstica
VIÉGAS, L.S. Progressão Continuada e Patologização da Educação: um debate necessário. In: Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 1, Janeiro/Abril de 2015: 153-161. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n1/2175-3539-pee-19-01-00153.pdf
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SOUZA, B.P. Professora desesperada procura psicóloga para classe indisciplinada. In: MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença Rebello (Orgs.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 101-110.
Encontro online do GIQE – Eixo: Atuação institucional e as queixas escolares durante a pandemia
Link: https://www.youtube.com/watch?v=cLpUGkDl1L0&t=1774s
Sinopse: “No dia 16/10/2021, o Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE) teve o prazer de receber Thais Helena Bannwart de Araújo para a fala de abertura do encontro sobre “Atuação institucional e as queixas escolares durante a pandemia”, segundo eixo/atividade do evento “Queixas escolares e atuação das/os psicólogas/os em tempos de pandemia: vamos construir parâmetros?”. Sua fala trouxe ricas contribuições quanto aos desafios e possibilidades para uma a inserção institucional de psicólogas (os), em um trabalho multiprofissional, em rede, comprometido com o fortalecimento das escolas quanto à efetivação de sua função social durante a pandemia”
SARAIVA, Luis Fernando de Oliveira. O atendimento a queixas escolares no CRAS. Revista Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 215-217. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v22n1/2175-3539-pee-22-01-215.pdf
SOUZA, B.P. Apresentação. In: Educação não formal e aquisição da educação básica: o Espaço Gente Jovem. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Psicologia, Instituto de Psicologia – USP, 2002.