Programa e materiais

Encontram-se aqui reunidas todas as aulas ministradas no curso a turmas de 2004 a 2019. É, então, um programa muito mais amplo do que o realizado em qualquer de suas edições. Estão organizadas em oito unidades temáticas. Em cada aula, estarão indicadas: um texto de leitura básica (com link, quando possível); textos de leitura complementar (com links, quando possível); PowerPoint, quando houver; materiais disponíveis no Portal, como vídeos, trabalhos finais e outros materiais, (com links, quando possível), o que faz desta seção, até certo ponto, um roteiro de navegação pelo site. 

Leitura Básica

SOUZA, Beatriz de Paula. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar. In: SOUZA, Beatriz de Paula (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 97-117

 

Leitura Complementar

Freller, Cintia Copit. O trabalho com os pais, In: Histórias de indisciplina escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. p. 103-129

Leitura Básica

LEANDRINI, Kizzy Domingues e SARETTA, Paula. Atendimento em grupo de crianças com queixa escolar: possibilidades de escuta, trocas e novos olhares. In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 379-398.

Leitura Complementar

Lévisky, R. B. Grupos com crianças. In: ZIMERMAN, David Epelbaum; OSORIO, Luiz Carlos. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 311-320. Disponível em: https://docgo.net/philosophy-of-money.html?utm_source=livro-como-trabalhamos-com-grupos-zimerman-osorio-pdf

Leitura Básica

SOUZA, B.P. e SOBRAL, Kelly Cristina. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar. In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 119-134 

Leitura Complementar

SOUZA, M.P.R. Cap. III A prática profissional: concepções sobre a queixa escolar. B. Prontuários: bastidores do atendimento psicológico . In:  A queixa escolar e a formação do psicólogo.  Tese (Doutorado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. 1996. p. 176-197. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12052017-150732/pt-br.php

Leitura Básica

SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Prontuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar.  In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 27-58

Leitura Complementar

SOUZA, M.P.R. Cap. III A prática profissional: concepções sobre a queixa escolar. B. Prontuários: bastidores do atendimento psicológico . In:  A queixa escolar e a formação do psicólogo.  Tese (Doutorado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. p. 198-225.1996. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12052017-150732/pt-br.php

Leitura Básica

PATTO, Maria Helena Souza. Para uma crítica da razão psicométrica in: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Psicologia e Razão Instrumental. Revista Psicologia USP, v. 8, n. 1. São Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1997. p. 47-62. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100004

Leitura Complementar

SILVA, Franklin Leopoldo e. Conhecimento e razão instrumental. In: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Psicologia e Razão Instrumental. Revista Psicologia USP, v. 8, n. 1. São Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1997. p. 11-31. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100002

MACHADO, Adriana; SOUZA, Marilene Proença Rebello e SAYÃO, Yara. As classes especiais e uma proposta de avaliação psicológica. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Educação Especial em Debate. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 69-116

Leitura Básica

MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; COLLARES, Cecília Azevedo Lima. Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO E GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR. Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 71-110

Leitura Complementar

SOUZA, B.P. A medicalização do ensino comparece aos atendimentos psicológicos. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO E GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR. Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010, p. 311-328

FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de Educação e Saúde, 2015. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2015/06/CFP_CartilhaMedicalizacao_web-16.06.15.pdf

Leitura Básica

COSTA, Jurandir Freire. Introdução. In: COSTA, J.F. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 11-17

Leitura Complementar

COSTA, J.F. Da família colonial à família colonizada. COSTA, J.F. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 79-151

Leitura Básica

CHAMUSCA, Virginia; BARRETTO, Kleber Duarte. “A constituição do ser humano na relação com o ambiente”. In: SOUZA, B.P. (Org.) Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

Leitura Complementar

CHAMUSCA, Virginia Maria Santana. O lugar da devoção na relação professor-aluno. In: Em busca do tempo que não se perdeu – memórias de pessoas a respeito de seus professores: uma visão Winnicottiana. Dissertação (Mestrado em Psicologia e Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. p. 129-165.

Trabalhos finais relacionados

Leitura Básica

WINNICOTT, Donald Woods. Introdução e Paciente I “Iiro” aos 9 anos e 9 meses. In: WINNICOTT, D.W. Consultas terapêuticas. Rio de Janeiro: Imago, 1984. p. 9-19 e 20-36

Leitura Complementar

HEGENBERG, Mauro. Introdução. In: HEGENBERG, M. Psicoterapia breve. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. p. 23-52

Leitura Básica

FELICE, Eliana Marcello. O lugar do brincar na psicanálise de crianças. Psicologia: teoria e prática 2003, vol.5, n.1, p. 71-79. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Leitura Complementar

VERCEZE, Flávia Angelo; SEI, Maíra Bonafé. A psicoterapia de crianças na abordagem winnicottiana: relato de um caso. In: UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA (URI) ERECHIM. Revista Vivências, 2014. v. 10, p. 15-24.

Trabalhos finais relacionados

Leitura Básica

OLIVEIRA, Betty. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, Angelo Antonio; SILVA, Nilma Renildes da (Orgs.), Método histórico-social na psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes. 2005. p. 25-51. Disponível em: http://stoa.usp.br/mpp5004/files/1/18602/ADialeticaDoSingularParticular

Leitura Básica

SANTOS, Anabela Almeida Costa. In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 165-184

Leitura Complementar

SANTOS, A.A.C..  Cadernos escolares na primeira série do ensino fundamental: funções e significados. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2002. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde…/DissertacaoSANTOS2002.pdf

Leitura Básica

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. Tradução: Diana Myriam Lichteinstein; Liana di Marco; Mário Corso. p. 15-32

Leitura Básica

Cap. 6 OQE – SOUZA, B.P. “Trabalhando com dificuldades na aquisição da língua escrita”. In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 137-163

Leitura Complementar

WEISZ, Telma. Como se aprende a ler e escrever, ou, prontidão: um problema mal colocado. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores: coletânea de textos. Módulo 1. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001. Texto M1U3T5. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/coletanea.pdf

Vídeos que indicamos

Leitura Básica

MORAIS, Maria de Lima Salum e. Fórum de Saúde Mental. In: MORAIS, Maria de Lima Salum e; SOUZA, B.P.. Saúde e Educação: muito prazer! São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. p. 69-88.

Leitura Complementar

WHITAKER, Francisco. Rede: uma estrutura alternativa de organização. Revista Mutações Sociais, no. 3, ano 2, março/abril/maio. São Paulo: CEDAC, 1993. Disponível em: http://www.apoema.com.br/REDEU11.pdf

Leitura Básica

TIRIBA, Léa. Considerações finais. In: TIRIBA, L. Crianças, natureza e Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação.   Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2005. p. 202-221

Leitura Complementar

SOUZA, B.P. Educação, relações humanas e natureza: descobertas a partir de experiências em uma instituição de ensino de Psicologia. Seção Publicações do site do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar. Disponível em: https://a12ff010-0f8e-4dff-8ef5-aae53473ada1.filesusr.com/ugd/37b405_d055c60a0c6f4d5ea25e8c4cf3832123.pdf

BARROS, Maria Isabel Amando (Org.) Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: Instituto Alana, 2018. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf

Leitura Básica

SOUZA, B.P. Funcionamentos escolares e a produção de fracasso escolar e sofrimento. In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 241-278.

Leitura Complementar

PATTO, Maria Helena Souza. Uma incursão nos bastidores: o mundo da sala de aula. In: PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1988. p. 222-268.

Leitura Básica

SOUZA, Marilene Proença Rebello; MACHADO, Adriana Marcondes.; FRELLER, Cintia Copit; SOUZA, Denise Trento Rebello; SOUZA, Beatriz de Paula. A questão do rendimento escolar: mitos e preconceitos. In: CONCEIÇÃO, José Augusto Nigro (Org). Saúde Escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, 1994. p. 125-132.

Leitura Complementar

CROCHIK, José Leon; CROCHIK, Nicole. Duas formas de violência escolar: bullying e preconceito. In CROCHIK, J.L.; CROCHIK, N. Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamin Editorial, 2017. p. 13-50

Universidade Federal do Mato Grosso et al. Introdução. In: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) (Orgs.) Violência e Preconceito na Escola: contribuições da Psicologia. Cuiabá – MT: Universidade Federal do Mato Grosso, 2019. 2018. p. 23-38

Leitura Básica

Universidade Federal do Mato Grosso et al. Introdução. In: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) (Orgs.) Violência e Preconceito na Escola: contribuições da Psicologia. Cuiabá – MT: Universidade Federal do Mato Grosso, 2019. 2018. p. 23-38

Leitura Complementar

FRELLER, Cintia Copit. Considerações Finais. In: Histórias de Indisciplina Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. p. 237-246.

Universidade Federal do Mato Grosso et al. Propostas de enfrentamento. In: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) (Orgs.) Violência e Preconceito na Escola: contribuições da Psicologia.Cuiabá – MT: Universidade Federal do Mato Grosso, 2019. 2018. p.333-380.

Vídeos que Indicamos

Leitura Básica

SEMLER, Ricardo. DIMENSTEIN, Gilberto; COSTA, Antônio Carlos Gomes. Paideia. In  SEMLER, R.; DIMENSTEIN, G.; COSTA, A.C.G. Escola sem sala de aula. Campinas: Papirus, 2004. p. 20-40.

Leitura Complementar

SOUZA, B.P. Puxando o tapete da medicalização do ensino: uma outra Educação é possível. In: Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 1, p. 299-316, jan./abr. 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2733/2533

Leitura Básica

SINGER, Helena. Introdução. In: SINGER, H. República de Crianças: sobre experiências escolares de resistência – Edição revista, atualizada e ampliada. Campinas -SP: Mercado de Letras, 2010. p. 15-24.

Leitura Complementar

SINGER, H. Aprendendo em Liberdade. In: Angela Maria Souza Martins; Nailda Marinho da Costa Bonato. (Org.). Trajetórias Históricas da Educação. 1 ed. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. p. 99-116

COLETIVO EDUCAÇÃO: GRAVATÁ, André; PIZA, Camila; MAYUMI, Carla; SHIMAHARA, Eduardo. Volta ao mundo em 13 escolas.  São Paulo: Fundação Telefônica, 2013. Disponível em: http://educacaosec21.org.br/wp-content/uploads/2013/10/131015_Volta_ao_mundo_em_13_escolas.pdf

Leitura Básica

PAPARELLI, Renata . Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: o Caso de educadores da rede pública de ensino paulistana. In: LOURENÇO, Edvânia; NAVARRO, Vera; BERTANI, Iris; SILVA, José F. S. da; SANT’ANNA, Raquel (Org.). O Avesso do Trabalho II. 1ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010. p. 317-342.

Leitura Complementar

CAMARGO, Danilo Alexandre Ferreira. O Abolicionismo escolar: reflexões a partir do adoecimento e da deserção dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29082012-105335/pt-br.php

Leitura Básica

GONÇALVES FILHO, José Moura. Humilhação social: humilhação política. In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 187-221.

Leitura Complementar

GONÇALVES FILHO, J. M. Humilhação social – um problema político em psicologia. In: Revista de Psicologia USP. São Paulo, 1998. p. 11-67. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200002&lng=pt&tlng=pt

Trabalhos finais relacionados

  1. Violência oriunda do preconceito e da humilhação social na produção do fracasso escolar 
  2. Subjetividade E Humilhação Social Na Universidade: Trajetória De Atendimento Adulto Em Orientação À Queixa Escolar
  3. Violência e sua Interface nos Funcionamentos Escolares

Leitura Básica

SOUSA, Elisabeth Fernandes. Para cuidar da dor do aluno negro gerada no espaço escolar! In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 223-240.

Leitura Complementar

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. O Processo de Socialização na Educação infantil: A Construção do Silêncio e da Submissão. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO -USP. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, 9(2), 1999. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/39447

NEPOMUCENO, Bebel e MARTINS, Victor. Brasil-África  História, historiografia e a Produção de Saberes na África e na Diáspora. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)/Ministério da Educação do Brasil/Universidade Federal de São Carlos. 2012. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002169/216951por.pdf

Vídeos que Indicamos

Leitura Básica

CARVALHO, Marília Pinto. Sexo e desenho escolar: “Além de ter indisciplina, ele é agressivo”. In: CARVALHO, Marília Pinto. Avaliação Escolar, gênero e raça. Campinas: Papirus, 2009. p. 110-124.

Leitura Complementar

CARVALHO, M.P.C.; SENKEVICS, Adriano Souza;  LOGES, Tatiana Avila.O sucesso escolar de meninas de camadas populares: qual o papel da socialização familiar? In: Revista Educação e Pesquisa, Fac. de Educ. da USP, São Paulo, v. 40, n. 3, jul./set. 2014. p. 717-734. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n3/09.pdf

Leitura Básica

GARBIN, Cléa Adas Saliba; DIAS, Isabella de Andrade; ROVIDA, Tânia Adas Saliba; GARBIN, Artênio José Ísper. Desafıos do profıssional de saúde na notifıcação da violência: obrigatoriedade, efetivação e encaminhamento. In: Revista Ciência & Saúde Coletiva, 20 (6), jun 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2015.v20n6/1879-1890/

Leitura Complementar

MELLO, Sylvia Leser. PATTO, Maria Helena Souza. Psicologia da violência ou violência da psicologia? Revista Psicologia USP, São Paulo, v. 19, no.4. São Paulo, 2008., p. 591-594. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000400013

Leitura Básica

VIÉGAS,  Lygia de Souza. Dificuldades de escolarização e Progressão Continuada: uma relação complexa. In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 307-328.

Leitura Complementar

VIÉGAS, L.S. Progressão Continuada e Patologização da Educação: um debate necessário. In: Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 1, Janeiro/Abril de 2015: 153-161. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n1/2175-3539-pee-19-01-00153.pdf

Leitura Básica

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A construção da escola pública democrática: algumas reflexões sobre a política educacional. In: SOUZA, B.P. (Org.). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 281-306.

Leitura Complementar

SOUZA, M. P. R., Psicologia Escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, v. 23, 2010. p. 129-149. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2255

Trabalhos finais relacionados

Leitura Básica

ANGELUCCI, Carla Biancha & LINS, F.R.S. Pessoas significativamente diferentes e o direito à educação: uma relação atravessada pela queixa. In SOUZA, B.P. Orientação à Queixa Escolar (Org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 329-350.

Leitura Complementar

KUPFER, Maria Cristina Machado . Duas notas sobre a inclusão escolar. In: JERUSALINSKY, Alfredo . (Org.). Escritos da Criança. Porto Alegre, RS: Centro Lydia Coriat, 2001, v. 1. p. 71-80. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17082006-154028/pt-br.php

ANGELUCCI, Carla Biancha. Trechos escolhidos pela autora. In ANGELUCCI, C.B. Uma inclusão nada especial: apropriações da política de inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede pública de educação fundamental do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado), Psicologia, Instituto de Psicologia – USP. São Paulo, 2002. p. 38-48, 64-67, 114-129, 140-155. Disponível em: https://eminclusao.files.wordpress.com/2013/01/duas-notas-sobre-a-inclusa_o-escolarok.pdf

Vídeos que Indicamos

Leitura Básica

SOUZA, M.P.R et alii. Sa identificação da demanda a uma atuação institucional de psicólogos na educação. In: SOUZA, M.P.R.; SILVA. Silvia Maria Cintra; YAMAMOTO, Katia (Orgs.). Atuação do psicólogo na Educação Básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia-MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2014. p. 257-273

Leitura Complementar

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Eixo 3: Possibilidades de Atuação da(o) Psicóloga(o) na Educação Básica. In: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2013. p. 51-63. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-na-educacao-basica/

SOUZA, B.P. Professora desesperada procura psicóloga para classe indisciplinada. In: MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença Rebello (Orgs.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 101-110.

Leitura Básica

SARAIVA, Luis Fernando de Oliveira. O atendimento a queixas escolares no CRAS. Revista Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 215-217. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v22n1/2175-3539-pee-22-01-215.pdf

Leitura Complementar

VIÉGAS, L.S. A queixa escolar e a atuação de psicólogas nos serviços públicos de Assistência Social da Bahia: perfil, práticas e concepções. In: Revista Entreideias, Salvador, v. 6, n. 2, p. 83-108, jul./dez. 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/viewFile/20394/15088

Leitura Básica

SOUZA, B.P. Apresentação. In: Educação não formal e aquisição da educação básica: o Espaço Gente Jovem. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Psicologia, Instituto de Psicologia – USP, 2002.