O que é a OQE?

A Orientação à Queixa Escolar (OQE) é uma abordagem de atendimento psicológico a pessoas (crianças e adolescentes em sua maioria) que estão enfrentando dificuldades e sofrimentos na vida escolar. Entende as queixas escolares como produção de uma rede de relações que tem uma história e, assim, envolve os seus principais participantes (pais e escola, além dos alunos, na maioria das vezes). Trata-se de uma intervenção breve e focal, que integra saberes da Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica, atenta a determinantes históricos e sociais que produzem esta demanda.

Objetivos do Portal OQE

Disponibilizar amplamente conhecimentos e materiais produzidos no âmbito do serviço de Orientação à Queixa Escolar do IP-USP

Divulgar os referenciais da Orientação à Queixa Escolar – OQE utilizados e construídos no IP-USP