Pandemia e Educação

A pandemia de COVID-19 e seus efeitos marcam indelevelmente a vida de toda a comunidade escolar. A compreensão e o atendimento a queixas escolares necessita de conhecimento e consideração de suas consequências, principalmente sobre o ensino remoto, o confinamento e as atividades escolares com distanciamento social, que se impuseram. Aqui você encontrará informações, reflexões e polêmicas sobre esses temas, inclusive algumas que não traduzem nossa opinião, mas que consideramos relevantes.

Textos Curtos

Sem escola, mais de 1,5 milhão de crianças estão em casa há 9 meses em SP (Folha de S.Paulo)

(2 de janeiro de 2021)

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/sem-escola-mais-de-15-milhao-de-criancas-estao-em-casa-ha-9-meses-em-sp.shtml

Pesquisa Datafolha aponta legados da pandemia para educação (Fundação Lemann) 

(10 de novembro de 2020)

https://fundacaolemann.org.br/releases/pesquisa-datafolha-aponta-legados-da-pandemia-para-educacao

Textos Longos

Painel TIC Covid-19 – Pesquisa Sobre o Uso da Internet no Brasil Durante a Pandemia do Novo Coronavírus – 3ª edição – Ensino remoto e teletrabalho (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação; Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR; Comitê Gestor da Internet no Brasil)

(5 de novembro de 2020)

https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf

Motivação dos alunos de 3º ano do ensino médio para prosseguirem seus estudos frente às dificuldade da pandemia de Covid-19 (Revista Humanidades e Inovação – UNITINS)

(7 de outubro de 2020)

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3746

Pesquisa Juventude e a Pandemia do Coronavírus (Conselho Nacional da Juventude)

(junho de 2020)

https://www.juventudeseapandemia.com/

Crianças na pandemia de COVID-19 (Fiocruz)

(data não encontrada)

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%cc%a7as_pandemia.pdf

Vídeos Curtos

Saúde Mental dos Estudantes (Fundect MS)

(6 de julho de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=mkVlwnmuj8w

Já vi muita desculpa pra não estudar, agora esta foi a campeã (Alcântara Daniel)

(24 de junho de 2020)

https://www.facebook.com/alcantara.daniel.127/videos/284187976258465/UzpfSTEwMDAwMDE1MDAxNjM2MDozNTgyNTg1ODkxNzU2Mzc2/

Crianças contam como é estudar em casa durante a pandemia (Agência Mural de Jornalismo das Periferias)

(26 de maio de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=GHF3vjpaW7A

Os direitos das crianças e a pandemia (Sonia Larrubia Valverde)

(14 de maio de 2020)

https://youtu.be/wceCyUHfv4Y

Vídeos Longos

Brincar em Casa (Alana)

(março de 2021) 

Neste link você sai na página do trailer e do vídeo. O acesso ao trailer é livre. Caso queira assistir o filme inteiro, é necessário fazer um cadastro no videocamp – é rápido e gratuito.

Sinopse: Crianças de diversos contextos e países nos apresentam como brincam em casa durante a pandemia do coronavírus, a partir de olhares e relatos de seus familiares. O filme apresenta um recorte sobre o que o brincar diz nestes tempos, e o que poderia dizer, para além de uma pandemia.

https://www.videocamp.com/pt/movies/brincar-em-casa-2021/?utm_source=news&utm_medium=social&utm_campaign=brincar-em-casa-filme

Webinar | Impactos da pandemia na saúde mental dos alunos e dos professores (FGV)
(23 de julho de 2020)
Sinopse: Este webinar faz parte de uma iniciativa da Fundação Getulio Vargas (FGV) de realizar lives com temas multidisciplinares que discutam impactos e possíveis soluções para a crise desencadeada pela Covid-19 na sociedade brasileira. Em vista disso, o webinar do dia 23 de julho de 2020 tem como objetivo conversar sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos alunos e dos professores,  permeado por temas como a necessidade de estar atento a fim de saber se algum aluno precisa de ajuda e a relevância praticar o autocuidado. Ademais, os participantes da live, a psicóloga Karen Scavacini e o coordenador de graduação, Joelson Sampaio, comentaram sobre os desafios da conciliação da questão pedagógica e sanitária na retomada das aulas.
 

Textos Curtos

Professores de São Paulo em greve protestam contra a volta às aulas sem segurança (Rede Brasil Atual)

(10 de fevereiro de 2021)

https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2021/02/greve-professores-volta-aulas-insegura-sp/

Pandemia desafia professores e traz alívio a quadro geral de depressão e burnout (Folha de S.Paulo)

(31 de janeiro de 2021)

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/pandemia-desafia-professores-e-traz-alivio-a-quadro-geral-de-depressao-e-burnout.shtml

‘Preciso parar para vomitar’: professores revelam bastidores de educação a distância (Jornal Correio)

(14 de julho de 2020)

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/preciso-parar-para-vomitar-professores-revelam-bastidores-de-educacao-a-distancia/?fbclid=IwAR1LSiqKY02JCquK6YdIvJBG2a5O2mMMR1TxsAwvzzSbfAWciLYiqJt6cjU

Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica – Informes 1, 2 e 3 (Fundação Carlos Chagas)

(30 de abril a 10 de maio de 2020)

https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Informe-1-primeiros-resultados

https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-2

https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-3

Textos Longos

Velhas Queixas, um Novo Cenário (Thais Gomes do Amaral)

(dezembro de 2020) 

https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/wp-content/uploads/sites/462/2021/04/Velhas-queixas-um-novo-cenário.pdf

Reflexões acerca da experiência de docentes do Ensino Fundamental I com o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 (Beatriz de Moraes Ardana, Gabriella Bonadia Martines, Jaqueline Sales Machado, Letícia Borges Galli) 

(dezembro de 2020)

https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/wp-content/uploads/sites/462/2021/04/Reflexões-acerca-da-experiência-de-docentes-do-Ensino-Fundamental-I-com-o-ensino-remoto-durante-a-pandemia-de-Covid-19.pdf

Ensino remoto e formação de Professores: um estudo com os licenciados de pedagogia  (Revista Pensar Acadêmico – Cinthia Luiz da Silva e Humberto Vinício Altino Filho)

(dezembro de 2020) 

http://www.pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/2438/1671

Diários de Classe: Professores compartilham seus desafios e aprendizados durante a pandemia, e ajudam a caminhar para o futuro (ECOA – UOL – Cristiane Capuchinho)

(24 de novembro de 2020)

https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/educacao-diarios-de-classe/

Formação de Professores em Tempos de Pandemia (UniProjeção – Revista Projeção e Docência –  James Pinheiro dos Santos e Roberta Valéria Guedes de Lima)

(novembro de 2020)

http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1603/1229

Educação a distância na era COVID-19: possibilidades, limitações, desafios e perspectivas (Atena Editora – Organizado por Solange Aparecida de Souza Monteiro)

(novembro de 2020)

https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/42393

Pesquisa Educação, Docência e a COVID-19 (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo)

(07 de agosto de 2020)

http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19/view

Vídeos Curtos

Samba do Ensino Remoto (APUFSC Sindical)

(12 de novembro de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=zssB1wkU2y0

GRTV 2ª Edição | Professores se reinventam durante a pandemia (GRTV 2ª Edição – Globoplay)

(15 de outubro de 2020)

https://globoplay.globo.com/v/8944570/

Diário TV 1ª Edição | Professores universitários são demitidos durante a pandemia do novo coronavírus (Diário TV 1ª Edição – G1 )

(22 de setembro de 2020)

https://globoplay.globo.com/v/8876654/

Professores usam até azulejo como lousa (Band Jornalismo)

(17 de setembro de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=dlWhZIZTMZI

Relato da professora Valíria sobre os desafios das aulas remotas (Sinergia Sistema de Ensino)

(14 de abril de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=Xk7LSM25Zic

Vídeos Longos

Webinar | Impactos da pandemia na saúde mental dos alunos e dos professores (FGV)

(23 de julho de 2020)

Sinopse: Este webinar faz parte de uma iniciativa da Fundação Getulio Vargas (FGV) de realizar lives com temas multidisciplinares que discutam impactos e possíveis soluções para a crise desencadeada pela Covid-19 na sociedade brasileira. Em vista disso, o webinar do dia 23 de julho de 2020 tem como objetivo conversar sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos alunos e dos professores,  permeado por temas como a necessidade de estar atento a fim de saber se algum aluno precisa de ajuda e a relevância praticar o autocuidado. Ademais, os participantes da live, a psicóloga Karen Scavacini e o coordenador de graduação, Joelson Sampaio, comentaram sobre os desafios da conciliação da questão pedagógica e sanitária na retomada das aulas.

https://www.youtube.com/watch?v=Rma46Q5ja2Y

Textos Curtos

Como falar sobre coronavírus: 8 sugestões do Unicef (Lunetas)

(20 de março de 2020)

https://lunetas.com.br/falar-sobre-coronavirus/

O que vamos dizer às crianças sobre o coronavírus? (Lunetas)

(16 de março de 2020)

https://lunetas.com.br/responsabilidade-coletiva-e-coronavirus/

Textos Longos

Pandemia deflagra crise do cuidado e põe em risco conquistas femininas; leia depoimentos (Folha de S.Paulo)

(7 de março de 2021)

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/03/pandemia-deflagra-crise-do-cuidado-e-poe-em-risco-conquistas-femininas.shtml

Cartilhas sobre o desenvolvimento do bebê, da criança e do adolescente: contribuições em tempos de pandemia (Portal de Livros Abertos da USP – Organizado por Luciana Maria Caetano)

(17 de dezembro de 2020)

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/565/500/1917-1

Vídeos Curtos

Pais professores? a rotina com os filhos estudando em casa (Band Jornalismo)

(31 de março de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=dXGGbVvUYks  

Vídeos Longos

Live – Orient. para o Cuidado em SMAP de Crianças na Pandemia e/ou em Isolamento Hospitalar (Fiocruz Brasília)

(15 de julho de 2020)

Sinopse: Realizada pela Fiocruz Brasília, a live propôs abordar temas que atravessam a saúde mental e atenção psicossocial de crianças na pandemia e/ou em isolamento hospitalar. Nesse sentido, no dia 15 de julho de 2020, foram reunidos diversos especialistas em saúde mental para responder às perguntas dos espectadores. Durante a live, Beatriz Schmidt, Ilana Katz, Ricardo Lugon e Mariana Rosa, destacaram a necessidade de conversar com as crianças de forma cuidadosa e acessível sobre a contaminação de Covid-19, ressaltando suas consequências e formas de prevenção. Além de discorrerem sobre a relevância de escutar e acolher o sofrimento das crianças que estão em isolamento social por conta da pandemia ou por internações hospitalares, foi mencionado também o papel do psicólogo como parte de uma rede de cuidados, mesmo que remotamente.

Vídeos Curtos

Vídeo musical “o que vc está sentindo na quarentena?” (Nicolau Villarejamar)

(17 de outubro de 2020)

https://www.facebook.com/100021623152479/videos/776032399794191/

Homenagem na Pandemia Alunos Ligam as Câmeras e Emocionam Professores (Record TV Goías)

(10 de setembro de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=2sj6PBnMDoc

Textos Curtos

Fiocruz reforça recomendação de medidas restritivas em escolas (Fiocruz)

(26 de março de 2021)

https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-reforca-recomendacao-de-medidas-restritivas-em-escolas

Considerações sobre política de restrições e as atividades escolares (Fiocruz)

(março de 2021)

https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/nota_vpaaps_escolas.pdf

Na fila da vacinação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)

(28 de janeiro de 2021)

https://www.cenpec.org.br/noticias/na-fila-da-vacinacao

Como está a volta às aulas presenciais durante a pandemia? (Lunetas) 

(24 de setembro de 2020)

https://lunetas.com.br/como-esta-a-volta-as-aulas-presenciais-durante-a-pandemia/

Reabertura das escolas: o que podemos aprender com os erros e acertos dos outros países (Instituto Unibanco)

(27 de agosto de 2020)

https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/reabertura-das-escolas-o-que-podemos-aprender-com-os-erros-e-acertos-de-outros-paises/

Así será la escuela: recreación de sus espacios en la era del coronavirus (El País) 

(01 de junho de 2020)

https://elpais.com/sociedad/2020-06-01/asi-sera-la-escuela-recreacion-de-sus-espacios-en-la-era-del-coronavirus.html?ssm=whatsapp

O retorno às aulas durante a Pandemia: como superar as incertezas? (Wash)

(data não encontrada)

O retorno às aulas durante a Pandemia: como superar as incertezas? | Wash

Textos Longos

CR defende ações para garantia de direitos em meio ao agravamento da pandemia (Centro de Referências em Educação Integral)

(5 de março de 2021)

https://educacaointegral.org.br/reportagens/cr-defende-acoes-para-garantia-de-direitos-em-meio-ao-agravamento-da-pandemia/

Retorno à escola presencial – sim ou não? eis a questão! (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE)

(4 de março de 2021)

https://abrapee.files.wordpress.com/2021/03/abrapee_retornoaulaspresenciais.pdf

Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19 (Fiocruz)

(28 de fevereiro de 2021)

https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/contribuicoes_para_o_retorno_escolar_28_fev2021.pdf

Preparando escolas para a volta às aulas presenciais: um olhar para as crianças e os adolescentes vítimas de violência  (Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes)

(1 de fevereiro de 2021)

https://www.coalizaobrasileira.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Orientac%CC%A7o%CC%83es_Volta-a%CC%80s-Aulas-Presenciais.pdf

Vídeos Curtos

Já imaginou a escola na pandemia? (EMEF Infante Dom Henrique)

(5 de fevereiro de 2021)

https://www.facebook.com/emefinfante/videos/405512184076858

Vídeos Longos

Muito além das tarefas a cumprir: notas da FEUSP sobre a educação em tempos de isolamento (Biancha Angelucci )

(data não encontrada)

Sinopse: Muito além das tarefas a cumprir: notas da FEUSP sobre a educação em tempos de isolamento. Vivemos uma época em que a história se acelerou. Há pouco tempo, nenhum de nós imaginaria viver uma situação como essa, com as pessoas defendendo a si mesmas e aos outros, presas dentro de casa. É claro que temos de acolher nossos/as alunos/as e nos comunicarmos com eles/as tanto quanto possível neste momento de distanciamento, praticamente de isolamento social. Isso não significa, no entanto, aderir ao discurso de que é possível manter a vida ordinária, substituindo o trabalho, os processos educativos, o ano letivo presenciais por atividades remotas. 

Textos Curtos

Apelo de diversas entidades ao governador e ao Secretário Estadual de Educação de São Paulo, para que sejam interrompidas as atividades presenciais nas escolas

(08 de março de 2021)

http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/apelo-doriarossielli.pdf

A prioridade na educação (Jornal Valor Econômico)

(19 de fevereiro de 2021)

https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/wp-content/uploads/sites/462/2021/04/A-prioridade-na-educação.pdf

Retorno das aulas presenciais em São Paulo divide opiniões (Jornal da USP)

(12 de fevereiro de 2021)

https://jornal.usp.br/atualidades/retorno-das-aulas-presenciais-em-sao-paulo-divide-opinioes/

Professores de São Paulo em greve protestam contra a volta às aulas sem segurança (Rede Brasil Atual)

(10 de fevereiro de 2021)

https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2021/02/greve-professores-volta-aulas-insegura-sp/

SP fecha 7 escolas por casos confirmados e suspeitas de Covid-19 (CNN Brasil)

(08 de fevereiro de 2021)

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/02/08/sp-fecha-7-escolas-por-casos-e-suspeitas-de-covid-19

Na fila da vacinação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)

(28 de janeiro de 2021)

https://www.cenpec.org.br/noticias/na-fila-da-vacinacao

Sem escola, mais de 1,5 milhão de crianças estão em casa há 9 meses em SP (Folha de S.Paulo)

(2 de janeiro de 2021)

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/sem-escola-mais-de-15-milhao-de-criancas-estao-em-casa-ha-9-meses-em-sp.shtml

Grupo de pediatras lança campanha de mobilização para volta às aulas no início de 2021 (Gazeta do Povo)

(04 de dezembro de 2020)

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/grupo-pediatras-lanca-campanha-mobilizacao-volta-as-aulas-inicio-2021-coronavirus-pandemia/

‘Volta às aulas é impraticável’, dizem professores a secretário de Covas (Rede Brasil Atual)

(15 de julho de 2020)

https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2020/07/volta-as-aulas-protocolo-sp/?fbclid=IwAR183IECxcnWWgFInjQKi_P5UEbiL8mxAazaU0zJJK2RDkuOZRpDY_rparg

Covid e o necessário fim do ano letivo (Marcos Raposo -Terapia Política)

(03 de julho de 2020)

https://terapiapolitica.com.br/2020/07/03/covid-19-e-o-necessario-fim-do-ano-letivo/?fbclid=IwAR2yWU4bQAiLf58hALlTXjwyEyO8A9RN8XvoFQgzcwJoIzk9l6Nc1vS-SS8

Entidades de todo o país repudiam volta às aulas com pandemia se agravando (Blog da Cidadania)

(13 de junho de 2020)

https://blogdacidadania.com.br/2020/07/entidades-de-todo-o-pais-repudiam-volta-as-aulas-com-pandemia-se-agravando/?fbclid=IwAR3w0X3xMSeST-JdmUZhfXMdJmbogi4yOk42jkVPaICL0DIxGFbH03qRH3Y

Textos Longos

O abre e fecha das escolas (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)

(4 de março de 2021)

https://www.cenpec.org.br/noticias/o-abre-e-fecha-das-escolas

Retorno à escola presencial – sim ou não? eis a questão! (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE)

(4 de março de 2021)

https://abrapee.files.wordpress.com/2021/03/abrapee_retornoaulaspresenciais.pdf

Vídeos Longos

Conversa com Bial – Claudia Costin e Daniel Becker (Rede Globo)

(16 de dezembro de 2020)

Sinopse: A suspensão das aulas presenciais na pandemia da Covid-19 tem alimentado, no mundo todo, uma discussão sobre os efeitos que o fechamento das escolas teve e ainda terá sobre a saúde física e mental de estudantes de todas as idades. A ex-diretora de Educação do Banco Mundial Claudia Costin e o pediatra Daniel Becker trazem informações e preocupações com as consequências dramáticas do fechamento prolongado das escolas brasileiras, para crianças e adolescentes, de diversos pontos de vista: da aprendizagem, emocional e físico, salientando o aprofundamento do abismo social. Discutem a volta às aulas presenciais à luz de experiências internacionais e de pesquisas sobre adoecimento e transmissão nesses grupos etários. Elencam propostas e condições que consideram necessárias para esta retomada. Esta matéria televisiva provocou intensa polêmica nos meios educacionais.

https://www.youtube.com/watch?v=MQoVXhtZf1c

Diálogos entre Psicologia Escolar e Educação: volta às aulas (Abrapee)

(12 de agosto de 2020)

Sinopse: Em virtude das inúmeras discussões sobre a possível retomada das aulas presenciais em um cenário de pandemia, a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) realizou em 12/08/2020 uma live para dialogar sobre os obstáculos que impossibilitariam muitas escolas de executarem essa volta de forma segura. Para isso, participaram Roseli Caldas (ABRAPEE Nacional/Mackenzie), Maria Claudia Junqueira (CPP) e Alacir Cruces (ABRAPEE SP/UNIFIEO). Foi abordada a importância dos professores e psicólogos escolares frente à uma retomada que encontrará desafios como a evasão escolar e a necessidade de acolhimento de alunos, professores e famílias. Destacou-se também a relevância em refletir sobre questões relacionadas aos benefícios de escolas ao ar livre e o valor de manutenção e criação de  vínculos entre a escola e a comunidade.

https://www.youtube.com/watch?v=_7RBvEE4DCw

Diálogos na USP #25 ″Voltar às aulas não faz nenhum sentido nessa altura” (Jornal da USP)
 
(data não encontrada)
 
Sinopse:  A pandemia de coronavírus faz – e continua fazendo – cada vez mais vítimas pelo mundo, principalmente no Brasil, onde são registradas quase duas mil mortes por dia. Em meio a várias discussões que envolvem o caos na saúde, o calendário de vacinação, a restrição de circulação nas cidades e a postura dos governantes, um tema merece particular importância: o retorno ou não às escolas. As aulas presenciais devem voltar? De que forma? Ou o melhor a ser feito neste momento é manter a educação remota, ou seja, a distância ? Para discutir essas e outras questões, o Diálogos na USP, em sua retomada, recebe os professores Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação no governo de Dilma Roussef e professor de Ética e Filosofia Política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, além de colunista da Rádio USP, e Vinicio de Macedo Santos, professor de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Textos Curtos

Busca ativa escolar: um esforço que vale o investimento (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)

(22 de fevereiro de 2021)

https://www.cenpec.org.br/noticias/busca-ativa

Pandemia deve intensificar abandono de escola entre alunos mais pobres (BBC)

(23 de julho de 2020)

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53476057

Como evitar o aumento do abandono e da evasão no ensino médio após a pandemia (Porvir)

(03 de junho de 2020)

https://porvir.org/como-evitar-o-aumento-do-abandono-e-da-evasao-no-ensino-medio-apos-a-pandemia/

Vídeos Longos

Webinar: Como Combater a Evasão Escolar Pós-Pandemia (PVE)

(07 de maio de 2020)

Sinopse: Ítalo Dutra, Chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi o convidado do dia 07/05/2020 no Webinar da Parceria Pela Valorização da Educação (PVE). Foram ressaltadas diversas iniciativas realizadas e que estão sendo planejadas pela Unicef a fim de resgatar alunos que estão se afastando do convívio escolar, como a estratégia de busca ativa.

https://www.youtube.com/watch?v=MWbpaWT15Ds

Textos Curtos

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes caem 12% no Brasil durante a pandemia (G1) 

(10 de setembro de 2020)

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/09/10/denuncias-de-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-caem-12percent-no-brasil-durante-a-pandemia.ghtml

ECA 30 anos: pandemia expõe desafios na proteção da infância (Lunetas)

(23 de julho de 2020)

https://lunetas.com.br/eca-30-anos-pandemia-protecao-infancia/

Escola desempenha papel importante da rede de proteção a crianças e adolescentes  (Instituto Unibanco)

(17 de junho de 2020)

https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/escola-desempenha-papel-importante-na-rede-de-protecao-a-criancas-e-adolescentes/

Textos Longos

Preparando escolas para a volta às aulas presenciais: um olhar para as crianças e os adolescentes vítimas de violência (Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes)

(1 de fevereiro de 2021)

https://www.coalizaobrasileira.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Orientac%CC%A7o%CC%83es_Volta-a%CC%80s-Aulas-Presenciais.pdf

A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Cadernos de Saúde Pública – Emanuele Souza Marques, Claudia Leite de Moraes, Maria Helena Hasselmann, Suely Ferreira Deslandes e Michael Eduardo Reichenheim)

(10 de abril de 2020)

https://www.scielo.br/pdf/csp/v36n4/1678-4464-csp-36-04-e00074420.pdf

Vídeos Longos

Live: Desafios no enfrentamento ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes na Pandemia (CRP-SP)

(20 de maio de 2020)

Sinopse: No dia 20 de maio de 2020, o Conselho Regional de Psicologia – SP promoveu o debate on-line “Desafios no enfrentamento ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Para discutir o tema, foram convidadas a psicóloga Elânia Francisco Lima e a Assistente Social Sandra Eloiza Paulino, que mediadas por Emanoela Toledo abordaram a importância da data 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Além de pontuar as conquistas e desafios desses 20 anos de enfrentamento, foram tratados os obstáculos que emergem dessa luta em contexto de pandemia.

https://www.youtube.com/watch?v=NqffZL9kExE

Textos Longos

Aprofundamento das Desigualdades: crianças, adolescentes e jovens na América Latina em Pandemia (Ação Educativa, Corporación Amiga Joven, Museo de la Palabra y la Imagen, Centro de Servicios Educativos en Salud y Medio Ambiente)

(10 de dezembro de 2020)

https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Publicacao_Interpaz-PORT_PDF_Link_final_2.pdf

Retratos da educação no contexto da pandemia do Coronavírus (Fundação Carlos Chagas)

(outubro de 2020)

https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2021/02/Retratos-da-Educacao-na-Pandemia_digital-_outubro20.pdf

Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos (UFRR – Boletim de Conjuntura – Elói Martins Senhoras)

(14 de maio de 2020)

https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao 

Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate (Diego dos Santos Reis)

(maio de 2020)

http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/coronavirus-e-desigualdades-educacionais-diego-reis.pdf

Por uma Educação sem Fronteiras e em Tempos de Pandemia – Democrática, Pública e de Qualidade (UFF –  Revista de Pedagogia Social – Mônica Coelho)

(março de 2020)

http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/233/164 

Vídeos Longos

Pandemia, Desigualdades e Educação Escolar: projetos em disputa (Educação e Desigualdades – por Simone Medeiros)

(12 de março de 2021)

Sinopse: A live do canal Educação e Desigualdades – por Simone Medeiros, busca refletir sobre a pandemia e suas repercussões na educação escolar. Debruçadas sobre temas como a intensificação de desigualdades no atual contexto, Lúcia Helena Alvarez e Simone Medeiros discutem os inesgotáveis tópicos a partir de comentários e questionamentos dos espectadores. O debate, que foi transmitido no dia 12 de março de 2021, inclui também o diálogo sobre as voltas às aulas presenciais e a educação integral como direito.

https://www.youtube.com/watch?v=3U6cQWBvITo

Podcast trata da desigualdade na educação durante a pandemia (Folha de São Paulo)

(06 de maio de 2020)

Sinopse: A pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social adotadas para frear seu avanço atingem milhões de pessoas, de diferentes regiões e classes sociais. E, com milhares de escolas fechadas em todo o Brasil, a educação a distância foi a solução adotada nas instâncias federal, estadual e municipal para tentar aplacar o prejuízo no ano letivo. No entanto, falta acesso de parte dos estudantes às plataformas necessárias e até dos próprios professores à formação e ao material adequados. Ainda assim, o Ministério da Educação vem se recusando a alterar as datas previstas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que deve acontecer na primeira semana de novembro.

https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/05/podcast-trata-da-desigualdade-na-educacao-durante-a-pandemia-ouca.shtml

Textos Curtos

Open-air schools, écoles de plein air, escolas ao ar livre (Jornal USP)

(05 de agosto de 2020)

https://jornal.usp.br/artigos/open-air-schools-ecoles-de-plein-air-escolas-ao-ar-livre/

Outdoor classrooms could improve student mental health  (MultiBrief)

(9 de julho de 2020)

http://exclusive.multibriefs.com/content/outdoor-classrooms-could-improve-student-mental-health/education?fbclid=IwAR1OzUn90Qmifnb6LNADz9pus3iORsNuboyXyPDlSB1IGWnnoMsXHo8pBEo

Why Kids Need to Learn Outside during COVID-19 & Beyond (Childhood by Nature)

(5 de junho de 2020)

https://childhoodbynature.com/the-case-for-learning-outside/?fbclid=IwAR2Avbr1lnR0rCppQH2wRGTdsAjSAlmBshdZccs42jF7C6vcn3R7p1KzS_8

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20 (Hypeness)

(junho de 2020)

https://www.hypeness.com.br/2020/06/escolas-ao-ar-livre-criadas-para-combater-a-tuberculose-no-inicio-do-seculo-20/

Textos Longos

Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí (Alana; Prefeitura de Jundiaí)

(11 de fevereiro de 2021)

https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/wp-content/uploads/sites/462/2021/04/Reabertura-das-escolas-Jundiai-v15.pdf

Planejando a Reabertura das Escolas (Instituto Alana – Criança e Natureza)

(agosto de 2020)

https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Planejando-a-reabertura-das-escolas.pdf

Breves considerações sobre Escolas ao Ar Livre (Universidade do Porto – Camilo Augusto de Figueiredo)

(1922)

https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/17643

Vídeos Curtos

Crianças têm aulas ao ar livre no interior de São Paulo (SBT Brasil)

(02 de março de 2021)

https://www.youtube.com/watch?v=VtbOA9ZVZRM

Crianças na cidade e a urgência de construirmos outros tempos (Lilith Neiman)

(28 de maio de 2020)

https://youtu.be/P7R9n50xMEI

Vídeos Longos

A aprendizagem ao ar livre no planejamento da reabertura escolar (Alana)

(18 de agosto de 2020)

Sinopse: No dia 18 de agosto, o programa Criança e Natureza do Alana promoveu uma conversa com especialistas sobre “A aprendizagem ao ar livre no planejamento da reabertura escolar”, que somente deve ocorrer quando houver condições sanitárias seguras para todos. Foi pautada a necessidade de considerar as dimensões socioeconômicas, pedagógicas, sanitárias e de mobilidade urbana para pensar no retorno às aulas. Diante do contexto em que estamos, abordou-se que a natureza pode ser uma grande aliada nessa reabertura das escolas.

https://www.facebook.com/programacriancaenatureza/videos/915929815556848/?__so__=channel_tab&__rv__=all_videos_card

 

Textos Longos

Memes, tecnologias e educação: ‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia (UERJ – Revista Docência e Cibercultura – Elaine Sotero e Brenda Coutinho)

(18 de agosto de 2020)

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/50564

Educação em Tempos de Pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva (UERJ – Revista Docência e Cibercultura – Vivian Martins e Joelma Almeida)

(18 de agosto de 2020)

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026/34672

Educação Escolar e Pandemia (PUC Minas – Revista Pedagogia em Ação – Carlos Roberto Jamil Cury)

(04 de julho de 2020)

http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23749

O papel da Educação Integral em tempos de crise (Centro de Referências em Educação Integral – Natacha Costa)

(14 de abril de 2020)

https://educacaointegral.org.br/reportagens/o-papel-da-educacao-integral-em-tempos-de-crise-por-natacha-costa/?fbclid=IwAR3Tn71Jqcvbw8dOpTvIHOy3zC5hiN1m6ddyU-sddVm0G-NHajiv_a9EOE8

Vídeos Longos

Live: Educação e convivência em tempos de quarentena: vamos conversar a respeito? (CRP-SP)

(12 de maio 2020)

Sinopse: Contando com a participação das psicólogas Beatriz de Paula Souza, Natacha Costa e Valéria Campinas Braunstein, a live de 12/05/20 do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo em parceria com o Grupo Interinstitucional de Queixa Escolar discutiu temáticas sobre educação e convivência na quarentena. Os temas foram norteados a partir de uma enquete que coletou relatos de experiências na pandemia e sugestões de questões que seriam interessantes de serem levantadas. Dessa forma, além de comentar os relatos recebidos, a live percorreu  por assuntos como a educação integral, volta às aulas, ensino remoto, e a importância da ampliação  do vínculo entre as escolas, famílias e alunos.

https://www.youtube.com/watch?v=ZfISty4RFng

Roda Viva | Priscila Cruz (TV Cultura)

(13 de abril de 2020)

Sinopse: Diante do fato da educação ser uma das esferas mais afetadas da sociedade na pandemia de Covid-19, o programa Roda Viva da TV Cultura contou com a participação de Priscila Cruz no dia 13/04/20 para discutir os desafios atuais e futuros  que acompanham essa área em tal contexto. A partir das perguntas que foram dirigidas a presidente executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação, foram abordadas no programa temáticas como o agravamento das desigualdades no acesso à educação, a necessidade de colocar em prática ações emergenciais e a longo prazo, o papel do governo federal e governamental nessa crise e os possíveis aprendizados que a experiência trouxe . Ademais, a questão sobre o Fundeb e as recentes posturas do Ministério da Educação na pandemia também foram pautas na entrevista.

https://www.youtube.com/watch?v=DJEKzpBXXzg

Textos Curtos

Quais as orientações para prestação de serviços psicológicos on-line? (Conselho Regional de Psicologia SP)

(14 de julho de 2020)

https://www.crpsp.org/noticia/view/2558/quais-as-orientacoes-para-prestacao-de-servicos-psicologicos-on-line

Tá puxado, mas dá pra receber atendimento psicológico online (Blog do Dunker – UOL)

(27 de março de 2020)

https://blogdodunker.blogosfera.uol.com.br/2020/03/27/sofrimento-como-ter-atendimento-psicologico-online-em-epoca-de-coronavirus/?cmpid=copiaecola

Resolução Nº 4, de 26 de março de 2020 – Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. (Conselho Federal de Psicologia) 

(26 de março de 2020)

https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020-dispoe-sobre-regulamentacao-de-servicos-psicologicos-prestados-por-meio-de-tecnologia-da-informacao-e-da-comunicacao-durante-a-pandemia-do-covid-19?origin=instituicao&q=04/2020

Vídeos Curtos

Orientações do CFP: Atendimento on-line (Conselho Federal de Psicologia)

(14 de abril de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=HrCNacqRFPQ

Atendimento Online: O que não fazer? (#DicasPsi) 

(08 de março de 2020)

https://www.youtube.com/watch?v=wFEi56mRSQM

É possível o atendimento online? (Christian Dunker)

(04 de setembro de 2017)

https://www.youtube.com/watch?v=EvI5jC9WMnw

Vídeos Longos

Live | Pandemia, acolhimento e medicalização da vida (CRP-PR)

(23 de novembro de 2020)

Sinopse: Os sofrimentos humanos frequentemente são abordados desde uma perspectiva biológica e individual, retirando da centralidade dos cuidados e acolhimento às questões socioculturais e deixando de oferecer possibilidade de construções coletivas. No contexto da pandemia da Covid-19, discursos hegemônicos deixam de considerar as especificidades brasileiras como, por exemplo, a falta de direcionamento governamental e a falta de pacto coletivo.

https://www.youtube.com/watch?fbclid=IwAR1cc31ZKRNZmNxD7so8eS_T-SdYR6O4MUak9Qhw4MP6k8z_X9KqitX6L6g&v=oWtMOvl4Om0&feature=youtu.be

Psicologia de Desastres e Emergências e o cuidado psicológico – Encontro com Elaine Alves (GIQE – Grupo interinstitucional) Queixa Escolar)

(13 de setembro de 2020)

Sinopse: No dia 12/09/2020, o Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE) recebeu Elaine Alves para discutir sobre as contribuições da Psicologia de Desastres e Emergências para o cuidado psicológico durante a pandemia. Entende-se que essa área da Psicologia, relativamente recente desde a sua constituição como ciência e profissão, tem grandes contribuições para os processos de enfrentamento deste momento de pandemia de Covid- 19, tão difícil em diversas dimensões do cotidiano.

https://www.youtube.com/watch?v=WM9qEU7lm3k

Desafios clínico políticos em tempos de pandemia (Sobab SP)

(01 de setembro de 2020)

Sinopse: O convidado da Roda de conversa foi Luís Saraiva. Psicólogo clínico que formou com outros psicólogxs o coletivo chamado “Nós” em que os atendimentos são voltados para a época de pandemia e isolamento. Nesta roda de conversa abordamos justamente questões sobre este momento que estamos vivendo:O atendimento online é um problema de fato? Quais são as implicações de ser um profissional de saúde em tempos de pandemia? Que questões éticas, sociais e políticas precisam ser pensadas nesses momentos de desestabilização social, política e sanitária?

https://youtu.be/xYrtTs6-Gts

Live – Orient. para o Cuidado em SMAP de Crianças na Pandemia e/ou em Isolamento Hospitalar (Fiocruz Brasília)

(15 de julho de 2020)

Sinopse: Realizada pela Fiocruz Brasília, a live propôs abordar temas que atravessam a saúde mental e atenção psicossocial de crianças na pandemia e/ou em isolamento hospitalar. Nesse sentido, no dia 15 de julho de 2020, foram reunidos diversos especialistas em saúde mental para responder às perguntas dos espectadores. Durante a live, Beatriz Schmidt, Ilana Katz, Ricardo Lugon e Mariana Rosa, destacaram a necessidade de conversar com as crianças de forma cuidadosa e acessível sobre a contaminação de Covid-19, ressaltando suas consequências e formas de prevenção. Além de discorrerem sobre a relevância de escutar e acolher o sofrimento das crianças que estão em isolamento social por conta da pandemia ou por internações hospitalares, foi mencionado também o papel do psicólogo como parte de uma rede de cuidados, mesmo que remotamente.

https://www.youtube.com/watch?v=_Zjr7fZBs5w&feature=youtu.be

Live – Recomendações aos Psicólogos para o Atendimento Online (Fiocruz Brasília)

(20 de maio de 2020)

Sinopse: Contando com a participação no dia 20 de maio de 2020 de Ionara Rabelo, Camila Wolf e Fernanda Serpeloni, a live mediada por Débora Noal foi dedicada ao esclarecimento de dúvidas referentes aos atendimentos psicológicos online. A partir do aumento desse tipo de demanda, discutiu-se a necessidade de usar as ferramentas tecnológicas disponíveis de modo responsável e ético. No decorrer da transmissão apareceram entre as diversas questões, perguntas sobre a plataforma e-Psi, estratégias para o atendimento remoto, voluntariado de psicólogos e casos em que há demanda de um atendimento presencial.

https://www.youtube.com/watch?v=bvN2ErHgoaI&feature=youtu.be

Textos Curtos

Garantia de educação inclusiva durante a pandemia é direito dos estudantes (Centro de Referências sobre Educação Integral – CREI)

(03 de junho de 2020)

https://educacaointegral.org.br/reportagens/garantia-da-educacao-inclusiva-durante-pandemia-e-direito-dos-estudantes/

Educação em tempos de Pandemia – Materiais com acessibilidade (Site da Faculdade de Educação da USP)

(data não encontrada)

http://www4.fe.usp.br/educacao-isolamento/materiais-com-acessibilidade

Educação Inclusiva em tempos de pandemia: vivências na rede municipal de ensino de Ijuí/RS (Brasil Escola)

(data não encontrada)

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-inclusiva-em-tempos-de-pandemia-vivencias-na-rede-municipal-de-ensino-de-ijui-rs.htm

Textos Longos

Pesquisa: Inclusão escolar em tempos de pandemia (Fundação Carlos Chagas)

(julho de 2020)

https://www.fcc.org.br/inclusao-escolar-em-tempos-de-pandemia/

Protocolos educação inclusiva durante pandemia: Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais (Instituto Rodrigo Mendes)

(julho de 2020)

https://institutorodrigomendes.org.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolos-educacao-inclusiva-durante-pandemia.pdf

Educação em tempos de Pandemia – Materiais com acessibilidade (Site da Faculdade de Educação da USP)

(data não encontrada)

http://www4.fe.usp.br/educacao-isolamento/materiais-com-acessibilidade

Contracartilha de acessibilidade: reconfigurando o corpo e a sociedade (Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia)

(data não encontrada)

https://www.32rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=563

Vídeos Curtos

Educação em tempos de Pandemia – Materiais com acessibilidade (Site da Faculdade de Educação da USP)

(data não encontrada)

http://www4.fe.usp.br/educacao-isolamento/materiais-com-acessibilidade

Vídeos Longos

Garantia de equidade no retorno às presenciais  | Educação inclusiva durante a pandemia  (Instituto Rodrigo Mendes)

(24 de junho de 2020)

Sinopse:  O terceiro, e último, webinário foi realizado em 24 de junho e contou com a participação de Tennyson Theodoro, professor de Geografia e coordenador pedagógico da rede de educação municipal de São Paulo; e de Fernanda Righetti, professora de Educação Física no Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) de Itaquera. A condução do debate foi de Regina Mercurio, formadora de educação inclusiva do IRM. Esse webinário teve duas intérpretes de Libras: Vânia Santiago e Carol Fomin. A conclusão da série, Educação inclusiva durante a pandemia, focou na Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais. Partindo dessa perspectiva, discorreu-se que, para não deixar ninguém para trás, é preciso buscar acessibilidade em recursos tecnológicos e no desenvolvimento de materiais pedagógicos, tendo como parâmetro o desenho universal para aprendizagem, e continuar o diálogo construído entre estudantes, escolas e famílias. Para finalizar a série tivemos mais de 1,4 mil espectadores de 47 cidades e 14 estados.

https://www.youtube.com/watch?v=wcxzlZiigNQ&feature=emb_logo

Possibilidades pedagógicas para atividades a distância  | Educação inclusiva durante a pandemia (Instituto Rodrigo Mendes)

(17 de junho de 2020)

Sinopse: O segundo webinário ocorreu uma semana depois, em 17 de junho. Para comentar sobre Possibilidades pedagógicas para atividades a distância foram chamadas Keit Cristina Anteguera Lira, coordenadora do  Centro de Formação e Apoio à Inclusão de Itaquera (CEFAI Itaquera), integrado à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e Yara Aparecida da Silva, professora de atendimento educacional especializado (AEE) e de apoio e acompanhamento à inclusão, também do CEFAI Itaquera.  A mediação ficou a cargo de Luiz Conceição, coordenador de formação do IRM. Foram feitas reflexões acerca de como planejar aulas com acessibilidade durante a pandemia, tendo como premissas o desenho universal para aprendizagem (DUA), o desenvolvimento de recursos e de materiais pedagógicos acessíveis (MPA) e o trabalho colaborativo entre a família, o professor da sala de aula comum e o profissional de atendimento educacional especializado. Nesse webinário nossa audiência foi de mais de 2,3 mil espectadores de 41 cidades e 11 estados.

https://www.youtube.com/watch?v=QIK4Ee7VH3E&feature=emb_logo

Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias | Educação inclusiva durante a pandemia (Instituto Rodrigo Mendes)

(10 de junho de 2020)

Sinopse: O primeiro encontro, em 10 de junho, teve a participação de Andréa Duque, diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar  (NASCE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro (SP); de  Luciane Fridschtein, servidora pública municipal em Manaus (AM) e mãe do David (8) e do Arthur (4); de Vânia Santiago, intérprete de Libras (presente nos três webinários); e de Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM, que foi o mediador do webinário inicial.  O tema central do debate, que foi diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias, abordou ações da gestão pública a partir das diretrizes e da organização das secretarias da educação de escolas públicas e privadas, para garantir o acolhimento, o diálogo e a construção de vínculos junto às famílias dos estudantes durante a pandemia. Outro destaque foi a importância e o apoio das famílias para aprendizagem dos estudantes, principalmente – mas não somente, em tempos de isolamento social. O webinário contou com mais de 1,4 mil espectadores de 48 cidades e 13 estados.

https://www.youtube.com/watch?v=JMyMjO3UpJU&feature=emb_logo

Debate – Pessoas com deficiência e o direito à educação durante a pandemia (Conselho de Inclusão Escolar) 

(14 de maio de 2020)

Sinopse: Dentre os vários desafios que as redes de Educação enfrentam para manter os estudantes próximos à escola e em algum contexto de aprendizagem, destaca-se a necessidade de também garantir a inclusão das crianças e adolescentes com deficiência em todo esse processo. Para garantir essa equidade nos trabalhos pedagógicos remotos, especialistas indicam os principais pontos que devem ser observados. 

https://www.youtube.com/watch?v=hzVlS28QwfA

Inclusão nos tempos de pandemia… E agora? (Coletivo Educação) 

(29 de abril de 2020)

Sinopse: Efetivar o direito à educação de qualidade para todos e todas é ainda um objetivo a ser alcançado em nosso país, apesar dos avanços nas últimas décadas, com a universalização das matrículas na educação básica. Desafio ainda maior é garantir condições adequadas à participação efetiva de pessoas com deficiência nos espaços escolares e processos pedagógicos. Quais são as condições necessárias para se efetivar a educação inclusiva em contexto remoto, como tem acontecido em diversas redes de ensino? Com a discussão sobre os próximos passos – seja o retorno às aulas presenciais e o ensino híbrido, seja a continuidade exclusiva do ensino a distância, ou ainda o cancelamento do ano letivo – o planejamento é fundamental tanto para garantir o direito à educação de todos e todas, como para defender a segurança e a saúde de estudantes, professores e demais envolvidos.

https://www.youtube.com/watch?v=YhINzfNGnkE