Crise de saúde mental nas escolas: ‘Alunos estão deprimidos, ansiosos, em luto e faltam psicólogos’ (BBC News)
(25 de agosto de 2022)
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62613309
Sete em cada 10 educadores dizem que estudantes estão mais agressivos após pico da pandemia (G1)
(19 de agosto de 2022)
Saúde mental nas escolas (CENPEC)
(22 de junho de 2022)
https://www.cenpec.org.br/noticias/saude-mental-nas-escolas
A saúde mental dos jovens no retorno letivo presencial (Nexo Jornal)
(19 de junho de 2022)
Crianças que se cortaram com lâmina de apontador em escola no interior de SP relataram solidão e tristeza (G1)
(18 de junho de 2022)
Alunos enfrentam ansiedade, automutilações e agressões na volta ao presencial (Folha de São Paulo)
(16 de junho de 2022)
De bicho-papão à morte dos pais: pandemia intensificou medos reais das crianças (Jornal da USP)
(14 de junho de 2022)
Pandemia prejudicou condição psicológica de estudantes, mostra pesquisa (Agência Senado)
(30 de maio de 2022)
Pandemia e saúde mental têm relação com aumento do número de conflitos nas escolas (Vivescer)
(26 de maio de 2022)
Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia (CENPEC)
(24 de maio de 2022)
https://www.cenpec.org.br/noticias/entrevista-avaliacao-aprendizagem-pandemia
Ansiedade: crianças se cortam com lâmina de apontador em escola de SP (Metrópoles)
(19 de abril de 2022)
Surto coletivo acomete 26 alunos em escola do Recife; Samu enviou 8 viaturas (Revista Fórum)
(08 de abril de 2022)
Os impactos os da pandemia na aprendizagem e na saúde mental das crianças jovens (Journal 48)
(14 de março de 2022)
https://journal48.com/educacao-e-familia/impactos-da-pandemia-na-aprendizagem-e-na-saude-mental/
Covid-19: Extensão da perda na educação no mundo é grave, e é preciso agir para garantir o direito à Educação (Unicef)
(24 de janeiro de 2022)
Jovens criam jogo para incentivar a escuta e a participação de crianças e adolescentes (Centro de Referências em Educação Integral -CREI)
(17 de dezembro de 2021)
Jornal traz vivências de crianças na pandemia por elas mesmas (Centro de Referências em Educação Integral -CREI)
(03 de dezembro de 2021)
94% dos estudantes mudaram o comportamento na pandemia (Fundação Lemann)
(02 de agosto de 2021)
https://fundacaolemann.org.br/noticias/94-dos-estudantes-mudaram-o-comportamento-na-pandemia
Resultados da pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil” (Inep)
(8 de julho de 2021)
O impacto da pandemia na educação (Correio Braziliense)
(3 de junho de 2021)
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/06/4928672-o-impacto-da-pandemia-na-educacao.html
Saúde mental dos adolescentes no contexto da pandemia (Programa Autoestima)
(13 de abril de 2021)
https://autoestima.sp.gov.br/Noticias/News?post=10
Impactos negativos causados pela pandemia de Covid-19 na educação brasileira podem ser graves e duradouros (Futura)
(19 de março de 2021)
https://www.futura.org.br/impactos-da-pandemia-na-educacao/
Sem escola, mais de 1,5 milhão de crianças estão em casa há 9 meses em SP (Folha de S.Paulo)
(2 de janeiro de 2021)
Pesquisa Datafolha aponta legados da pandemia para educação (Fundação Lemann)
(10 de novembro de 2020)
https://fundacaolemann.org.br/releases/pesquisa-datafolha-aponta-legados-da-pandemia-para-educacao
Um ano sem escolas! Narrativas de crianças em tempos im(previstos) (Revista Prâksis – Juliane dos Santos Amorim, Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro, Elenice de Brito Teixeira Silva)
(01 de setembro de 2021)
https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2571/2918
Pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19 (Inep)
(8 de julho de 2021)
Painel TIC Covid-19 – Pesquisa Sobre o Uso da Internet no Brasil Durante a Pandemia do Novo Coronavírus – 3ª edição – Ensino remoto e teletrabalho (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação; Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR; Comitê Gestor da Internet no Brasil)
(5 de novembro de 2020)
Pesquisa Juventude e a Pandemia do Coronavírus (Conselho Nacional da Juventude)
(junho de 2020)
Crianças na pandemia de COVID-19 (Fiocruz)
(data não encontrada)
https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%cc%a7as_pandemia.pdf
Futuro ameaçado: Um retrato da educação no campo em tempos de pandemia (Revista Globo Rural)
(19 de setembro de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=RruRB3CCDkk&ab_channel=RevistaGloboRural
A série educação mauaense em tempos de Pandemia parte 1 (NTEM Muaná)
(25 de agosto de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=Mb6VlBv6TyA&ab_channel=NTEMMuan%C3%A1
Homenagem na Pandemia Alunos Ligam as Câmeras e Emocionam Professores (Record TV Goías)
(10 de setembro de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=2sj6PBnMDoc
Saúde Mental dos Estudantes (Fundect MS)
(6 de julho de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=mkVlwnmuj8w
Já vi muita desculpa pra não estudar, agora esta foi a campeã (Alcântara Daniel)
(24 de junho de 2020)
Crianças contam como é estudar em casa durante a pandemia (Agência Mural de Jornalismo das Periferias)
(26 de maio de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=GHF3vjpaW7A
Os direitos das crianças e a pandemia (Sonia Larrubia Valverde)
(14 de maio de 2020)
Brincar em Casa (Alana)
(março de 2021)
Neste link você sai na página do trailer e do vídeo. O acesso ao trailer é livre. Caso queira assistir o filme inteiro, é necessário fazer um cadastro no videocamp – é rápido e gratuito.
Sinopse: Crianças de diversos contextos e países nos apresentam como brincam em casa durante a pandemia do coronavírus, a partir de olhares e relatos de seus familiares. O filme apresenta um recorte sobre o que o brincar diz nestes tempos, e o que poderia dizer, para além de uma pandemia.
Angústia coletiva, burnout: os efeitos da pandemia na saúde dos professores (Extraclasse)
(22 de abril de 2022)
Professoras compartilham a experiência de ensinar durante a pandemia (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(02 de setembro de 2021)
Professores de São Paulo em greve protestam contra a volta às aulas sem segurança (Rede Brasil Atual)
(10 de fevereiro de 2021)
https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2021/02/greve-professores-volta-aulas-insegura-sp/
Pandemia desafia professores e traz alívio a quadro geral de depressão e burnout (Folha de S.Paulo)
(31 de janeiro de 2021)
‘Preciso parar para vomitar’: professores revelam bastidores de educação a distância (Jornal Correio)
(14 de julho de 2020)
Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica – Informes 1, 2 e 3 (Fundação Carlos Chagas)
(30 de abril a 10 de maio de 2020)
https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-2
https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-3
Educação do campo em tempos de pandemia no município de Riacho de Santana (UNOESC)
(fevereiro de 2022)
https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27913
As expectativas docentes sobre aprendizagem e desenvolvimento durante a pandemia da Covid-19 (UNICAMP)
(fevereiro de 2022)
Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres (Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – Robson Lima Arruda e Robéria Nádia Araújo Nascimento)
(07 de agosto de 2021)
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9179
Implementação da educação remota em tempos de pandemia: análise da experiência do Estado de Minas Gerais (Breynner Ricardo de Oliveira, Ana Cristina Prado de Oliveira, Gláucia Maria dos Santos Jorge e Jianne Ines Fialho Coelho)
(02 de janeiro de 2021)
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13928
Velhas Queixas, um Novo Cenário (Thais Gomes do Amaral)
(dezembro de 2020)
Reflexões acerca da experiência de docentes do Ensino Fundamental I com o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 (Beatriz de Moraes Ardana, Gabriella Bonadia Martines, Jaqueline Sales Machado, Letícia Borges Galli)
(dezembro de 2020)
Ensino remoto e formação de Professores: um estudo com os licenciados de pedagogia (Revista Pensar Acadêmico – Cinthia Luiz da Silva e Humberto Vinício Altino Filho)
(dezembro de 2020)
http://www.pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/2438/1671
Diários de Classe: Professores compartilham seus desafios e aprendizados durante a pandemia, e ajudam a caminhar para o futuro (ECOA – UOL – Cristiane Capuchinho)
(24 de novembro de 2020)
https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/educacao-diarios-de-classe/
Formação de Professores em Tempos de Pandemia (UniProjeção – Revista Projeção e Docência – James Pinheiro dos Santos e Roberta Valéria Guedes de Lima)
(novembro de 2020)
http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1603/1229
Educação a distância na era COVID-19: possibilidades, limitações, desafios e perspectivas (Atena Editora – Organizado por Solange Aparecida de Souza Monteiro)
(novembro de 2020)
Pesquisa Educação, Docência e a COVID-19 (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo)
(07 de agosto de 2020)
Futuro ameaçado: Um retrato da educação no campo em tempos de pandemia (Revista Globo Rural)
(19 de setembro de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=RruRB3CCDkk&ab_channel=RevistaGloboRural
Os alunos fizeram BUSCA ATIVA invertida da casa da Prof (Diogo Almeida Humorista)
(26 de agosto de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=f6sRPCCvJ7k&ab_channel=DiogoAlmeidahumorista
A série educação mauaense em tempos de Pandemia parte 1 (NTEM Muaná)
(25 de agosto de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=Mb6VlBv6TyA&ab_channel=NTEMMuan%C3%A1
Samba do Ensino Remoto (APUFSC Sindical)
(12 de novembro de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=zssB1wkU2y0
GRTV 2ª Edição | Professores se reinventam durante a pandemia (GRTV 2ª Edição – Globoplay)
(15 de outubro de 2020)
https://globoplay.globo.com/v/8944570/
Diário TV 1ª Edição | Professores universitários são demitidos durante a pandemia do novo coronavírus (Diário TV 1ª Edição – G1 )
(22 de setembro de 2020)
https://globoplay.globo.com/v/8876654/
Professores usam até azulejo como lousa (Band Jornalismo)
(17 de setembro de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=dlWhZIZTMZI
Homenagem na Pandemia Alunos Ligam as Câmeras e Emocionam Professores (Record TV Goías)
(10 de setembro de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=2sj6PBnMDoc
Relato da professora Valíria sobre os desafios das aulas remotas (Sinergia Sistema de Ensino)
(14 de abril de 2020)
REIPPE Convida #14: A implementação da educação remota em tempo de pandemia (Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais -REIPPE)
(17 de junho de 2021)
Sinopse: “O encontro virtual é uma realização da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).
A pesquisadora Amélia Cristina Abreu Artes, do Grupo de Gênero, Raça e Direitos Humanos do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas traz para o encontro o questionamento “Educação na pandemia: o que nos contam os professores e professoras?”. Ana Cristina Prado de Oliveira da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Breynner Ricardo de Oliveira e Jianne Ines Fialho Coelho, ambos da Universidade Federal de Ouro Preto, apresentam a percepção dos usuários sobre o Programa de Educação Remota em Minas Gerais por meio do Regime de Estudos não Presenciais (REANP) implementado pelo Governo de Minas como medida para o restabelecimento do calendário escolar interrompido na modalidade presencial pelo advento da pandemia”
https://www.youtube.com/watch?v=1Pzk22d0Bzc
Webinar | Impactos da pandemia na saúde mental dos alunos e dos professores (FGV)
(23 de julho de 2020)
Sinopse: Este webinar faz parte de uma iniciativa da Fundação Getulio Vargas (FGV) de realizar lives com temas multidisciplinares que discutam impactos e possíveis soluções para a crise desencadeada pela Covid-19 na sociedade brasileira. Em vista disso, o webinar do dia 23 de julho de 2020 tem como objetivo conversar sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos alunos e dos professores, permeado por temas como a necessidade de estar atento a fim de saber se algum aluno precisa de ajuda e a relevância praticar o autocuidado. Ademais, os participantes da live, a psicóloga Karen Scavacini e o coordenador de graduação, Joelson Sampaio, comentaram sobre os desafios da conciliação da questão pedagógica e sanitária na retomada das aulas.
Para não esquecer: narrativas das experiências de professoras no contexto da pandemia do Covid-19
Organizadores: Renata Barroso de Siqueira Frauendorf, Fernanda Camargo Dalmatti Alves Lima e Guilherme do Val Toledo Prado
Pedro e João Editores, 2021
Como falar sobre coronavírus: 8 sugestões do Unicef (Lunetas)
(20 de março de 2020)
https://lunetas.com.br/falar-sobre-coronavirus/
O que vamos dizer às crianças sobre o coronavírus? (Lunetas)
(16 de março de 2020)
https://lunetas.com.br/responsabilidade-coletiva-e-coronavirus/
Pandemia deflagra crise do cuidado e põe em risco conquistas femininas; leia depoimentos (Folha de S.Paulo)
(7 de março de 2021)
Cartilhas sobre o desenvolvimento do bebê, da criança e do adolescente: contribuições em tempos de pandemia (Portal de Livros Abertos da USP – Organizado por Luciana Maria Caetano)
(17 de dezembro de 2020)
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/565/500/1917-1
Pais professores? a rotina com os filhos estudando em casa (Band Jornalismo)
(31 de março de 2020)
Live – Orient. para o Cuidado em SMAP de Crianças na Pandemia e/ou em Isolamento Hospitalar (Fiocruz Brasília)
(15 de julho de 2020)
Sinopse: Realizada pela Fiocruz Brasília, a live propôs abordar temas que atravessam a saúde mental e atenção psicossocial de crianças na pandemia e/ou em isolamento hospitalar. Nesse sentido, no dia 15 de julho de 2020, foram reunidos diversos especialistas em saúde mental para responder às perguntas dos espectadores. Durante a live, Beatriz Schmidt, Ilana Katz, Ricardo Lugon e Mariana Rosa, destacaram a necessidade de conversar com as crianças de forma cuidadosa e acessível sobre a contaminação de Covid-19, ressaltando suas consequências e formas de prevenção. Além de discorrerem sobre a relevância de escutar e acolher o sofrimento das crianças que estão em isolamento social por conta da pandemia ou por internações hospitalares, foi mencionado também o papel do psicólogo como parte de uma rede de cuidados, mesmo que remotamente.
Com covid em alta, metade das escolas suspende aulas em São Paulo (UOL)
(24 de junho de 2022)
Aulas não precisam ser suspensas após casos de Covid em escolas de SP, determina Prefeitura (G1)
(21 de junho de 2022)
Covid: Monitoramento da Covid nas escolas pública s tropeça no estado e na cidade de SP (Folha de S. Paulo)
(08 de junho de 2022)
Educação Infantil: desafios e oportunidades no retorno das crianças à escola (Centro de Referências em Educação Integral)
(31 de maio de 2022)
Pandemia e saúde mental têm relação com aumento do número de conflitos nas escolas (Vivescer)
(26 de maio de 2022)
Desafios da educação e como superá-los no pós-pandemia (Revista Educação)
(18 de maio de 2022)
https://revistaeducacao.com.br/2022/05/18/educacao-pos-pandemia-debora/
Saúde mental dos estudantes no pós-pandemia impõe maior acolhimento na rotina escolar (Prelo Comunicação)
(11 de maio de 2022)
A escola no pós-pandemia: retorno ou reinício? (CENPEC)
(10 de maio de 2022)
https://www.cenpec.org.br/noticias/escola-pos-pandemia
Pandemia e educação: avaliação é necessária para readequar ensino, diz especialista (CBN)
(26 de abril de 2022)
Educação busca superar estragos da pandemia (Agência Senado)
(8 de abril de 2022)
Como reduzir os impactos da pandemia na educação (Khan Academy)
(7 de abril de 2022)
https://blog.khanacademy.org/pt-br/como-reduzir-os-impactos-da-pandemia-na-educacao/
Aulas presenciais voltaram na grande maioria das escolas municipais e redes começam a investir na recuperação da aprendizagem, revela pesquisa (UNICEF)
(05 de abril de 2022)
Vacinação infantil, essencial para o retorno presencial, encontra obstáculos no Brasil (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(04 de fevereiro de 2022)
Volta às aulas 2022: expectativas, desafios e cuidados (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC)
(03 de fevereiro de 2022)
https://www.cenpec.org.br/noticias/volta-aulas-2022
A importância em se considerar o território no planejamento escolar (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(06 de janeiro de 2022)
“A educação não pode prescindir de esperança” (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(17 de dezembro de 2021)
Ecoa Formação: atuação sistêmica contra as desigualdades educacionais (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC)
(13 de dezembro de 2021)
Desafios para a volta segura às aulas: avaliação diagnóstica inicial (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC)
(17 de agosto de 2021)
https://www.cenpec.org.br/noticias/desafios-volta-segura-avaliacao-inicial
Volta às aulas: máscaras mal utilizadas podem elevar em 1000% os casos de covid-19 (Jornal da USP)
(28 de julho de 2021)
Fiocruz reforça recomendação de medidas restritivas em escolas (Fiocruz)
(26 de março de 2021)
https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-reforca-recomendacao-de-medidas-restritivas-em-escolas
Projeto aproxima crianças da natureza por meio da dança em Salvador (BA) (Educação e Território)
(05 de março de 2021)
Apelo de diversas entidades ao governador e ao Secretário Estadual de Educação de São Paulo, para que sejam interrompidas as atividades presenciais nas escolas
(08 de março de 2021)
http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/apelo-doriarossielli.pdf
Considerações sobre política de restrições e as atividades escolares (Fiocruz)
(março de 2021)
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/nota_vpaaps_escolas.pdf
A prioridade na educação (Jornal Valor Econômico)
(19 de fevereiro de 2021)
Retorno das aulas presenciais em São Paulo divide opiniões (Jornal da USP)
(12 de fevereiro de 2021)
https://jornal.usp.br/atualidades/retorno-das-aulas-presenciais-em-sao-paulo-divide-opinioes/
Professores de São Paulo em greve protestam contra a volta às aulas sem segurança (Rede Brasil Atual)
(10 de fevereiro de 2021)
https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2021/02/greve-professores-volta-aulas-insegura-sp/
SP fecha 7 escolas por casos confirmados e suspeitas de Covid-19 (CNN Brasil)
(08 de fevereiro de 2021)
Na fila da vacinação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
(28 de janeiro de 2021)
https://www.cenpec.org.br/noticias/na-fila-da-vacinacao
Na fila da vacinação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
(28 de janeiro de 2021)
https://www.cenpec.org.br/noticias/na-fila-da-vacinacao
Sem escola, mais de 1,5 milhão de crianças estão em casa há 9 meses em SP (Folha de S.Paulo)
(2 de janeiro de 2021)
Grupo de pediatras lança campanha de mobilização para volta às aulas no início de 2021 (Gazeta do Povo)
(04 de dezembro de 2020)
Como está a volta às aulas presenciais durante a pandemia? (Lunetas)
(24 de setembro de 2020)
https://lunetas.com.br/como-esta-a-volta-as-aulas-presenciais-durante-a-pandemia/
Reabertura das escolas: o que podemos aprender com os erros e acertos dos outros países (Instituto Unibanco)
(27 de agosto de 2020)
Así será la escuela: recreación de sus espacios en la era del coronavirus (El País)
(01 de junho de 2020)
‘Volta às aulas é impraticável’, dizem professores a secretário de Covas (Rede Brasil Atual)
(15 de julho de 2020)
Entidades de todo o país repudiam volta às aulas com pandemia se agravando (Blog da Cidadania)
(13 de junho de 2020)
Nota Técnica: Manutenção das Atividades Presenciais nas Escolas – Mudanças para afastamento de contactantes e fechamento de turmas (Fiocruz)
(24 de junho de 2022)
https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/nt_4_geral_1.pdf
Educação e COVID-19: Recuperando-se do choque causado pela pandemia e reconstruindo melhor (UNESCO – Fernando M. Reimers)
(Agosto de 2021)
http://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/resources/34_educacao_e_covid-19_por.pdf
Orientações para a reabertura segura das escolas considerando os dados da pandemia de Covid-19 – Guia para gestores de educação e saúde (Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF)
(Abril de 2021)
CR defende ações para garantia de direitos em meio ao agravamento da pandemia (Centro de Referências em Educação Integral)
(5 de março de 2021)
Retorno à escola presencial – sim ou não? eis a questão! (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE)
(4 de março de 2021)
https://abrapee.files.wordpress.com/2021/03/abrapee_retornoaulaspresenciais.pdf
Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19 (Fiocruz)
(28 de fevereiro de 2021)
Preparando escolas para a volta às aulas presenciais: um olhar para as crianças e os adolescentes vítimas de violência (Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes)
(1 de fevereiro de 2021)
O abre e fecha das escolas (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
(4 de março de 2021)
https://www.cenpec.org.br/noticias/o-abre-e-fecha-das-escolas
Retorno à escola presencial – sim ou não? eis a questão! (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE)
(04 de março de 2021)
https://abrapee.files.wordpress.com/2021/03/abrapee_retornoaulaspresenciais.pdf
Muito além das tarefas a cumprir: notas da FEUSP sobre a educação em tempos de isolamento (FEUSP)
(Data não encontrada)
http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/documento-fe-em-tempos-de-isolamento.pdf
Escolas de SP registraram 3,6 mil casos de Covid em agosto, primeiro mês de retorno ao ensino presencial (G1)
(02 de setembro de 2021)
Já imaginou a escola na pandemia? (EMEF Infante Dom Henrique)
(05 de fevereiro de 2021)
Escolas x Pandemia (TV Cultura)
(16 de fevereiro de 2022)
Sinopse: O Opinião de 16/02, debate o aumento da transmissão da Covid-19 e a baixa cobertura vacinal das crianças. Como fica o cotidiano escolar? Quais protocolos as escolas estão adotando? Há uma regra única? Os pais podem ser cobrados por não vacinarem os filhos? Há espaço para aulas remotas? Apresentado por Andresa Boni. Para falar sobre essas questões, o Opinião recebe o médico infectologista e pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria; o advogado Ariel de Castro Alves, especialista em Direitos da Infância e da Juventude e o educador Mozart Neves, integrante do Conselho Nacional de Educação e catedrático do Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto.
https://www.youtube.com/watch?v=tNa8VhfQl7g&ab_channel=JornalismoTVCultura
Diálogos entre Psicologia Escolar e Educação: volta às aulas (Abrapee)
(12 de agosto de 2020)
Sinopse: Em virtude das inúmeras discussões sobre a possível retomada das aulas presenciais em um cenário de pandemia, a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) realizou em 12/08/2020 uma live para dialogar sobre os obstáculos que impossibilitariam muitas escolas de executarem essa volta de forma segura. Para isso, participaram Roseli Caldas (ABRAPEE Nacional/Mackenzie), Maria Claudia Junqueira (CPP) e Alacir Cruces (ABRAPEE SP/UNIFIEO). Foi abordada a importância dos professores e psicólogos escolares frente à uma retomada que encontrará desafios como a evasão escolar e a necessidade de acolhimento de alunos, professores e famílias. Destacou-se também a relevância em refletir sobre questões relacionadas aos benefícios de escolas ao ar livre e o valor de manutenção e criação de vínculos entre a escola e a comunidade.
https://www.youtube.com/watch?v=_7RBvEE4DCw
Censo Escolar: mais de 650 mil crianças deixaram a Educação Infantil em dois anos (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(03 de fevereiro de 2022)
APC: prevenção da evasão escolar e da distorção idade-série na Paraíba (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC)
(29 de novembro de 2021)
Permanência escolar na pandemia: riscos de abandono e evasão escolar continuam (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC)
(29 de novembro de 2021)
https://www.cenpec.org.br/noticias/permanencia-escolar-pandemia
Territórios em Rede: projeto realiza busca ativa e mobiliza cidades contra a exclusão escolar (Centro de Referências em Educação Integral – CREI)
(26 de julho de 2021)
Quase metade dos jovens já cogitou parar de estudar durante a pandemia (Revista Educação)
(16 de junho de 2021)
https://revistaeducacao.com.br/2021/06/16/evasao-escolar-jovens-pandemia-pe/
Busca ativa escolar: um esforço que vale o investimento (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
(22 de fevereiro de 2021)
https://www.cenpec.org.br/noticias/busca-ativa
Pandemia deve intensificar abandono de escola entre alunos mais pobres (BBC)
(23 de julho de 2020)
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53476057
Como evitar o aumento do abandono e da evasão no ensino médio após a pandemia (Porvir)
(03 de junho de 2020)
https://porvir.org/como-evitar-o-aumento-do-abandono-e-da-evasao-no-ensino-medio-apos-a-pandemia/
Permanência Escolar na Pandemia (IEDE)
(novembro de 2021)
Esforços para minimizar os impactos da pandemia e combater o abandono escolar (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC)
(08 de junho de 2021)
Juventudes e a pandemia de coronavírus (Conselho Nacional da Juventude – Conjuve)
(Junho de 2021)
https://atlasdasjuventudes.com.br/juventudes-e-a-pandemia-do-coronavirus
Educação na pandemia: Força-tarefa é montada para reverter a evasão escolar (Band Jornalismo)
(15 de setembro de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=JfJ7rlvfxLw&ab_channel=BandJornalismo
A busca ativa como resposta educacional contra o abandono e a evasão escolar na pandemia (GEPALE FE/Unicamp)
(20 de agosto de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=deYWe9LKFRM&ab_channel=GEPALEFE%2FUnicamp
Quatro em cada dez jovens cogitaram parar estudos na pandemia, diz pesquisa (G1)
(10 de junho de 2021)
Mais de 650 mil crianças saíram da escola em três anos, diz especialista (CNN Brasil)
(01 de fevereiro de 2022)
Sinopse: Dados obtidos na primeira etapa do Censo Escolar, feito pelo Inep, mostram que o número de matrículas na educação infantil caiu em 7,3%. A cofundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, comentou os dados da pesquisa.
https://www.youtube.com/watch?v=KvImRbbVWB8&ab_channel=CNNBrasil
Webinar: Como Combater a Evasão Escolar Pós-Pandemia (PVE)
(07 de maio de 2020)
Sinopse: Ítalo Dutra, Chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi o convidado do dia 07/05/2020 no Webinar da Parceria Pela Valorização da Educação (PVE). Foram ressaltadas diversas iniciativas realizadas e que estão sendo planejadas pela Unicef a fim de resgatar alunos que estão se afastando do convívio escolar, como a estratégia de busca ativa.
Falta de dados fragiliza proteção integral de crianças e adolescentes, apontam estudos (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(15 de dezembro de 2021)
Denúncias de violência contra crianças e adolescentes caem 12% no Brasil durante a pandemia (G1)
(10 de setembro de 2020)
ECA 30 anos: pandemia expõe desafios na proteção da infância (Lunetas)
(23 de julho de 2020)
https://lunetas.com.br/eca-30-anos-pandemia-protecao-infancia/
Escola desempenha papel importante da rede de proteção a crianças e adolescentes (Instituto Unibanco)
(17 de junho de 2020)
Preparando escolas para a volta às aulas presenciais: um olhar para as crianças e os adolescentes vítimas de violência (Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes)
(1 de fevereiro de 2021)
A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Cadernos de Saúde Pública – Emanuele Souza Marques, Claudia Leite de Moraes, Maria Helena Hasselmann, Suely Ferreira Deslandes e Michael Eduardo Reichenheim)
(10 de abril de 2020)
https://www.scielo.br/pdf/csp/v36n4/1678-4464-csp-36-04-e00074420.pdf
Live: Desafios no enfrentamento ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes na Pandemia (CRP-SP)
(20 de maio de 2020)
Sinopse: No dia 20 de maio de 2020, o Conselho Regional de Psicologia – SP promoveu o debate on-line “Desafios no enfrentamento ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Para discutir o tema, foram convidadas a psicóloga Elânia Francisco Lima e a Assistente Social Sandra Eloiza Paulino, que mediadas por Emanoela Toledo abordaram a importância da data 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Além de pontuar as conquistas e desafios desses 20 anos de enfrentamento, foram tratados os obstáculos que emergem dessa luta em contexto de pandemia.
Sistema Nacional de Educação: mecanismo para enfrentar os impactos da pandemia e os desafios estruturais (Nova Escola)
(11 de maio de 2022)
Um panorama da ampliação das desigualdades no Brasil e seus impactos para a educação (Centro de Referências em Educação Integral)
(06 de maio de 2022)
Aluna desmaia de fome na escola (BBC News)
(17 de novembro de 2021)
Pandemia acentua desigualdade de oportunidades na educação e de acesso ao ambiente escolar (G1)
(3 de agosto de 2021)
Educação na pandemia: déficit de aprendizagem em escolas da rede pública poderá impactar renda de futuros estudantes (Revista Pesquisa Fapesp)
(8 de junho de 2021)
https://revistapesquisa.fapesp.br/educacao-na-pandemia/
Cultura do fracasso escolar afeta milhões de estudantes e desigualdade se agrava na pandemia, alertam UNICEF e Instituto Claro (UNICEF)
(28 de janeiro de 2021)
Pandemia acentua déficit educacional e exige ações do poder público (Agência Senado)
(16 de julho de 2021)
Percepções sobres as políticas públicas de inclusão digital na educação básica durante a pandemia de Covid-19: Uma análise bibliográfica (Universidade Federal do Ceará – Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira Carvalho, Priscila Barros David e Francisco Herbert Lima Vasconcelos)
(Julho de 2021)
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2097/1570
Aprofundamento das Desigualdades: crianças, adolescentes e jovens na América Latina em Pandemia (Ação Educativa, Corporación Amiga Joven, Museo de la Palabra y la Imagen, Centro de Servicios Educativos en Salud y Medio Ambiente)
(10 de dezembro de 2020)
Retratos da educação no contexto da pandemia do Coronavírus (Fundação Carlos Chagas)
(outubro de 2020)
Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos (UFRR – Boletim de Conjuntura – Elói Martins Senhoras)
(14 de maio de 2020)
https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao
Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate (Diego dos Santos Reis)
(maio de 2020)
http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/coronavirus-e-desigualdades-educacionais-diego-reis.pdf
Por uma Educação sem Fronteiras e em Tempos de Pandemia – Democrática, Pública e de Qualidade (UFF – Revista de Pedagogia Social – Mônica Coelho)
(março de 2020)
http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/233/164
Futuro ameaçado: Um retrato da educação no campo em tempos de pandemia (Revista Globo Rural)
(19 de setembro de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=RruRB3CCDkk&ab_channel=RevistaGloboRural
A série educação mauaense em tempos de Pandemia parte 1 (NTEM Muaná)
(25 de agosto de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=Mb6VlBv6TyA&ab_channel=NTEMMuan%C3%A1
Unicamp muda prova de matemática depois alterações no ensino com a pandemia (Jornalismo TV Cultura)
(20 de agosto de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=wGSPPY68ZEo&ab_channel=JornalismoTVCultura
Reflexões sobre as desigualdades educacionais no contexto da pandemia (Fundação Carlos Chagas)
(05 de outubro de 2021)
Sinopse: A Fundação Carlos Chagas lança a série de webinários Pesquisas Educacionais em Foco. A primeira temporada da série terá apresentações de pesquisas relacionadas ao projeto temático Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica realizadas pela Fundação Carlos Chagas em parceria com a Unesco Brasil e Itaú Social. A abertura da série conta com as participações da vice-presidente da Fundação Carlos Chagas, Lúcia Villas Bôas, a coordenadora do Setor de Educação da UNESCO – Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes, e a especialista em Monitoramento e Avaliação do Itaú Social, Esmeralda Correa Macana. O evento virtual discute os resultados de dois estudos coordenados por pesquisadoras do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas com as apresentações de Amélia Artes sobre o abandono escolar e seus efeitos nas desigualdades escolares brasileiras e de Claudia Pimenta sobre a educação infantil, ambos no contexto da pandemia.
https://www.youtube.com/watch?v=ejqBVziECUs&ab_channel=Funda%C3%A7%C3%A3oCarlosChagas
Pandemia, Desigualdades e Educação Escolar: projetos em disputa (Educação e Desigualdades – por Simone Medeiros)
(12 de março de 2021)
Sinopse: A live do canal Educação e Desigualdades – por Simone Medeiros, busca refletir sobre a pandemia e suas repercussões na educação escolar. Debruçadas sobre temas como a intensificação de desigualdades no atual contexto, Lúcia Helena Alvarez e Simone Medeiros discutem os inesgotáveis tópicos a partir de comentários e questionamentos dos espectadores. O debate, que foi transmitido no dia 12 de março de 2021, inclui também o diálogo sobre as voltas às aulas presenciais e a educação integral como direito.
https://www.youtube.com/watch?v=3U6cQWBvITo
Podcast trata da desigualdade na educação durante a pandemia (Folha de São Paulo)
(06 de maio de 2020)
Sinopse: A pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social adotadas para frear seu avanço atingem milhões de pessoas, de diferentes regiões e classes sociais. E, com milhares de escolas fechadas em todo o Brasil, a educação a distância foi a solução adotada nas instâncias federal, estadual e municipal para tentar aplacar o prejuízo no ano letivo. No entanto, falta acesso de parte dos estudantes às plataformas necessárias e até dos próprios professores à formação e ao material adequados. Ainda assim, o Ministério da Educação vem se recusando a alterar as datas previstas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que deve acontecer na primeira semana de novembro.
Cenário da exclusão escolar no Brasil
Unicef, 2021
https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf
Enfrentamento da cultura do fracasso escolar
Unicef, 2021
https://www.unicef.org/brazil/media/12566/file/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar.pdf
Painel de desigualdades educacionais no Brasil
Cenpec, 2021
‘Jardim do Marcinho’: na pandemia, professor dá aula ao ar livre na UFRJ (UOL)
(14 de maio de 2022)
Contato com a natureza ajudou crianças a enfrentarem a pandemia, aponta pesquisa (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(29 de novembro de 2021)
Pesquisa ‘O Papel da Natureza para a Saúde das Crianças no Pós-Pandemia’ (Instituto Alana – Criança e Natureza)
(data não encontrada)
Open-air schools, écoles de plein air, escolas ao ar livre (Jornal USP)
(05 de agosto de 2020)
https://jornal.usp.br/artigos/open-air-schools-ecoles-de-plein-air-escolas-ao-ar-livre/
Outdoor classrooms could improve student mental health (MultiBrief)
(9 de julho de 2020)
Why Kids Need to Learn Outside during COVID-19 & Beyond (Childhood by Nature)
(5 de junho de 2020)
Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20 (Hypeness)
(junho de 2020)
Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí (Alana; Prefeitura de Jundiaí)
(11 de fevereiro de 2021)
Planejando a Reabertura das Escolas (Instituto Alana – Criança e Natureza)
(agosto de 2020)
https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Planejando-a-reabertura-das-escolas.pdf
Breves considerações sobre Escolas ao Ar Livre (Universidade do Porto – Camilo Augusto de Figueiredo)
(1922)
Crianças têm aulas ao ar livre no interior de São Paulo (SBT Brasil)
(02 de março de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=VtbOA9ZVZRM
Crianças na cidade e a urgência de construirmos outros tempos (Lilith Neiman)
(28 de maio de 2020)
Práticas em Educação e saúde mental ao ar livre (Portal OQE)
(24 de abril de 2022)
Sinopse: Nos dois primeiros vídeos da série “Educação, saúde mental e natureza”, a psicóloga Beatriz de Paula Souza abordou que a concepção do ser humano separado da natureza não é natural e causa malefícios. Diante disso, neste terceiro vídeo, são apresentadas outras práticas possíveis em educação e saúde mental que integram o contato com a natureza e as atividades ao ar livre. Para exemplificar que o processo de aprendizagem fora de quatro paredes é possível e benéfico, a psicóloga traz exemplos inspiradores de ricas experiências que aconteceram em escolas de diversos Estados brasileiros.
Matrix e Matriz: lições da pandemia de Covid-19 (Portal OQE)
(24 de abril de 2022)
Sinopse: A pandemia de Covid-19 foi acompanhada pela radicalização do confinamento que trouxe consigo várias questões fundamentais a serem pensadas. No último vídeo da série “Educação, saúde mental e natureza”, a psicóloga Beatriz de Paula Souza traz reflexões como: que lições podemos tirar do que temos vivido? Como vai ser daqui para frente? Que transformações aconteceram? Enfatiza a importância de discutir a seguinte pergunta: que mundo queremos? Uma vez que o contexto pandêmico pôs em evidência os malefícios de se estar constantemente em espaços fechados, ressalta que é preciso evitar cair no saudosismo e superar situações que não eram boas anteriormente, ou seja, estar conectado com a matriz e não se deixar ser engolido pela “matrix”.
A aprendizagem ao ar livre no planejamento da reabertura escolar (Alana)
(18 de agosto de 2020)
Sinopse: No dia 18 de agosto, o programa Criança e Natureza do Alana promoveu uma conversa com especialistas sobre “A aprendizagem ao ar livre no planejamento da reabertura escolar”, que somente deve ocorrer quando houver condições sanitárias seguras para todos. Foi pautada a necessidade de considerar as dimensões socioeconômicas, pedagógicas, sanitárias e de mobilidade urbana para pensar no retorno às aulas. Diante do contexto em que estamos, abordou-se que a natureza pode ser uma grande aliada nessa reabertura das escolas.
Falta de coordenação nacional durante a pandemia compromete educação no país (Correio Braziliense)
(27 de julho de 2022)
Os desafios para a educação brasileira em 2022 (Centro de Referências em Educação Integral – CREI)
(02 de fevereiro de 2022)
https://educacaointegral.org.br/reportagens/os-desafios-para-educacao-brasileira-em-2022/
Posicionamento sobre o Direito à Educação em Contexto de Pandemia (Centro de Referências em Educação Integral – CREI)
(25 de novembro de 2021)
Cenpec 2021: apoio às redes de ensino na pandemia (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC)
(15 de dezembro de 2021)
https://www.cenpec.org.br/noticias/cenpec-2021-apoio-as-redes-de-ensino-na-pandemia
Faz sentido pensar em perdas irreparáveis na aprendizagem durante a pandemia? (Centro de Referências em Educação Integral – CREI)
(22 de outubro de 2021)
“Diante do luto, que as escolas possam convocar crianças e adolescentes para a vida”, diz Ilana Katz (Centro de Referências em Educação Integral – CREI)
(21 de outubro de 2021)
Prêmio Territórios lança luz sobre boas experiências pedagógicas na pandemia em todo o Brasil (Centro de Referências em Educação Integral – CREI)
(08 de outubro de 2021)
Brasil está entre países que não aumentaram recursos para educação na pandemia, diz OCDE (G1)
(16 de setembro de 2021)
7º SIEI traz diversos atores para debater como garantir direitos durante a pandemia (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(13 de agosto de 2021)
Desafios e aprendizagens em um ano de pandemia (Cenpec)
(15 de março de 2021)
https://www.cenpec.org.br/noticias/desafios-e-aprendizagens-em-um-ano-de-pandemia
Memes, tecnologias e educação: ‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia (UERJ – Revista Docência e Cibercultura – Elaine Sotero e Brenda Coutinho)
(18 de agosto de 2020)
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/50564
Dois anos depois | Salvando uma geração (Banco Mundial e Unicef)
(23 de junho de 2022)
Reflexões e proposições construídas no Evento on-line do GIQE: QUEIXAS ESCOLARES E ATUAÇÃO DAS/OS PSICÓLOGAS/OS EM TEMPOS DE PANDEMIA: VAMOS CONSTRUIR PARÂMETROS? (Grupo Interinstitucional Queixa Escolar – GIQE)
(fevereiro de 2022)
Impactos da pandemia na alfabetização de crianças (Todos Pela Educação)
(08 de fevereiro de 2022)
Censo Escolar 2021 (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP)
(03 de fevereiro de 2022)
Educação, tecnologias e pandemia: experiências, reflexões e caminhos (UNICAMP)
(janeiro de 2022)
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/download/8668328/28035
Potencialidades da Educação Popular em tempos de pandemia da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde no Brasil (UFPB)
(14 de janeiro de 2022)
https://www.scielo.br/j/icse/a/kLGyYmhg3qZf6cRhXyxnT9M/#
Tecnologias Assistivas e Digitais na Educação Especial: o que foi possível alcançar em tempos de pandemia de Covid-19 (Research, Society and Development)
(fevereiro de 2022)
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26211
Percepções sobres as políticas públicas de inclusão digital na educação básica durante a pandemia de Covid-19: Uma análise bibliográfica (Universidade Federal do Ceará – Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira Carvalho, Priscila Barros David e Francisco Herbert Lima Vasconcelos)
(Julho de 2021)
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2097/1570
Memes, tecnologias e educação: ‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia (UERJ – Revista Docência e Cibercultura – Elaine Sotero e Brenda Coutinho)
(18 de agosto de 2020)
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/50564
Educação em Tempos de Pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva (UERJ – Revista Docência e Cibercultura – Vivian Martins e Joelma Almeida)
(18 de agosto de 2020)
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026/34672
Educação Escolar e Pandemia (PUC Minas – Revista Pedagogia em Ação – Carlos Roberto Jamil Cury)
(04 de julho de 2020)
http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23749
O papel da Educação Integral em tempos de crise (Centro de Referências em Educação Integral – Natacha Costa)
(14 de abril de 2020)
Número de crianças brasileiras que não sabem ler e escrever cresce 66% na pandemia (CNN Brasil)
(08 de fevereiro de 2022)
https://www.youtube.com/watch?v=cw_aYtJ2O0U
Alfabetização em tempos de pandemia (GEPALE FE/Unicamp)
(20 de agosto de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=MmFYYV2T5as&ab_channel=GEPALEFE%2FUnicamp
Documentário Educação na pandemia – retratos futuros (Rede Nacional de Ciência para a Educação)
(20 de dezembro de 2021)
Sinopse: O documentário “Educação na pandemia – retratos futuros” busca mostrar diferentes realidades presenciadas por professores ao longo da pandemia. Nos últimos dois anos, tivemos escolas fechadas, milhões de alunos sem aulas presenciais, sem merenda escolar ou oportunidades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Com esse cenário em mente, o filme traz para o debate público uma reflexão sobre as desigualdades que se acentuaram, os reflexos na educação, bem como a falta de compromisso e de investimento do Estado para mitigar os danos. A iniciativa foi financiada pela Somos Educação e o Instituto Ayrton Senna.
https://www.youtube.com/watch?v=b1M0zYOMapI&ab_channel=RedeCpE
Webinar | Desafios futuros da educação no Brasil no pós-pandemia (FGV)
(06 de outubro de 2021)
Sinopse: A ausência de coordenação nacional não ficou restrita à política de Saúde durante a pandemia de COVID-19, mas teve efeitos em outras políticas, como na Educação. Em uma Federação desigual, como a brasileira, a ausência de coordenação nacional combinada a uma trajetória altamente descentralizada produziu grandes heterogeneidades nas respostas dos governos subnacionais nessa política, reforçando desigualdades de acesso e de qualidade. Este debate busca discutir a trajetória da coordenação federativa na Educação e as mudanças recentes na coordenação nacional, assim como seus efeitos nas políticas educacionais subnacionais, particularmente na adoção do ensino remoto e de estratégias para combater desigualdades educacionais, buscando contribuir para a construção de uma agenda futura. A partir do debate realizado, discutiremos a formação de uma agenda de políticas com vistas a mitigação dos efeitos da pandemia na área de educação e a criação de novas politicas para o contexto pós pandemia.
https://www.youtube.com/watch?v=19QNY7ip6V4&ab_channel=FGV
Apresentação em português do relatório da OCDE “Education at a Glance 2021” (JEDUCA – Associação de Jornalistas de Educação)
(16 de setembro 2021)
Sinopse: “Apresentação em língua portuguesa dos resultados para o Brasil do relatório “Education at a Glance 2021″ da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), com Manon Costinot, estatística Diretoria de Educação e Habilidades. O relatório analisar o impacto da pandemia de Covid-19 na educação, além da equidade de oportunidades de acesso, participação e progresso na educação em várias dimensões: gênero, imigração e subregiões nacionais”
Live: Educação e convivência em tempos de quarentena: vamos conversar a respeito? (CRP-SP)
(12 de maio 2020)
Sinopse: Contando com a participação das psicólogas Beatriz de Paula Souza, Natacha Costa e Valéria Campinas Braunstein, a live de 12/05/20 do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo em parceria com o Grupo Interinstitucional de Queixa Escolar discutiu temáticas sobre educação e convivência na quarentena. Os temas foram norteados a partir de uma enquete que coletou relatos de experiências na pandemia e sugestões de questões que seriam interessantes de serem levantadas. Dessa forma, além de comentar os relatos recebidos, a live percorreu por assuntos como a educação integral, volta às aulas, ensino remoto, e a importância da ampliação do vínculo entre as escolas, famílias e alunos.
https://www.youtube.com/watch?v=ZfISty4RFng
Roda Viva | Priscila Cruz (TV Cultura)
(13 de abril de 2020)
Sinopse: Diante do fato da educação ser uma das esferas mais afetadas da sociedade na pandemia de Covid-19, o programa Roda Viva da TV Cultura contou com a participação de Priscila Cruz no dia 13/04/20 para discutir os desafios atuais e futuros que acompanham essa área em tal contexto. A partir das perguntas que foram dirigidas a presidente executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação, foram abordadas no programa temáticas como o agravamento das desigualdades no acesso à educação, a necessidade de colocar em prática ações emergenciais e a longo prazo, o papel do governo federal e governamental nessa crise e os possíveis aprendizados que a experiência trouxe. Ademais, a questão sobre o Fundeb e as recentes posturas do Ministério da Educação na pandemia também foram pautas na entrevista.
Painel de monitoramento da educação básica no contexto da pandemia
MEC / UFG, 2021
Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia?
Organizadores: Fauston Negreiros e Breno de Oliveira Ferreira
Editora Pimenta Cultural, 2021
https://www.ifpi.edu.br/noticias/eBook_PsicologiaEscolar.pdf
A saúde mental dos jovens no retorno letivo presencial (Nexo Jornal)
(19 de junho de 2022)
Crianças que se cortaram com lâmina de apontador em escola no interior de SP relataram solidão e tristeza (G1)
(18 de junho de 2022)
De bicho-papão à morte dos pais: pandemia intensificou medos reais das crianças (Jornal da USP)
(14 de junho de 2022 )
Pandemia prejudicou condição psicológica de estudantes, mostra pesquisa (Agência Senado)
(30 de maio de 2022)
Saúde mental dos estudantes no pós pandemia impõe maior acolhimento na rotina escolar (Prelo Comunicação)
(11 de maio de 2022)
Angústia coletiva, burnout: os efeitos da pandemia na saúde dos professores (Extraclasse)
(22 de abril de 2022)
Ansiedade: crianças se cortam com lâmina de apontador em escola de SP (Metrópoles)
(19 de abril de 2022)
Surto coletivo acomete 26 alunos em escola do Recife; Samu enviou 8 viaturas (Revista Fórum)
(08 de abril de 2022)
Os impactos os da pandemia na aprendizagem e na saúde mental das crianças e jovens (Journal 48)
(14 de março de 2022)
https://journal48.com/educacao-e-familia/impactos-da-pandemia-na-aprendizagem-e-na-saude-mental/
Quais as orientações para prestação de serviços psicológicos on-line? (Conselho Regional de Psicologia SP)
(14 de julho de 2020)
Tá puxado, mas dá pra receber atendimento psicológico online (Blog do Dunker – UOL)
(27 de março de 2020)
Resolução Nº 4, de 26 de março de 2020 – Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. (Conselho Federal de Psicologia)
(26 de março de 2020)
Primeiros Socorros Psicólogicos: Uma experiência de sucesso na cidade de Planalto – BA (Ana Paula Guilherme Cunha – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo)
(2022)
Primeiros Socorros Psicólogicos
LIVRO: Luto e morte em tempos de pandemia: reflexões a partir da psicologia (Editora UEMG)
(24 de março de 2022)
https://editora.uemg.br/component/k2/item/221-luto-e-morte-em-tempos-de-pandemia
Reflexões e proposições construídas no Evento on-line do GIQE: QUEIXAS ESCOLARES E ATUAÇÃO DAS/OS PSICÓLOGAS/OS EM TEMPOS DE PANDEMIA: VAMOS CONSTRUIR PARÂMETROS? (Grupo Interinstitucional Queixa Escolar – GIQE)
(fevereiro de 2022)
Psicólogos e psicodramatistas na educação: projeto em formato on-line desenvolvido na pandemia (UFMS)
(maio de 2021)
https://www.scielo.br/j/psicodrama/a/5rjFvnJjgfvBtSn3wXRsCcL/abstract/?lang=pt#
Orientações do CFP: Atendimento on-line (Conselho Federal de Psicologia)
(14 de abril de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=HrCNacqRFPQ
Atendimento Online: O que não fazer? (#DicasPsi)
(08 de março de 2020)
https://www.youtube.com/watch?v=wFEi56mRSQM
É possível o atendimento online? (Christian Dunker)
(04 de setembro de 2017)
Matrix e Matriz: lições da pandemia de Covid-19 (Portal OQE)
(24 de abril de 2022)
Sinopse: A pandemia de Covid-19 foi acompanhada pela radicalização do confinamento que trouxe consigo várias questões fundamentais a serem pensadas. No último vídeo da série “Educação, saúde mental e natureza”, a psicóloga Beatriz de Paula Souza traz reflexões como: que lições podemos tirar do que temos vivido? Como vai ser daqui para frente? Que transformações aconteceram? Enfatiza a importância de discutir a seguinte pergunta: que mundo queremos? Uma vez que o contexto pandêmico pôs em evidência os malefícios de se estar constantemente em espaços fechados, ressalta que é preciso evitar cair no saudosismo e superar situações que não eram boas anteriormente, ou seja, estar conectado com a matriz e não se deixar ser engolido pela “matrix”.
Psicoterapia e os atendimentos às queixas escolares durante a pandemia (GIQE)
(19 de junho de 2021)
Sinopse: ‘No dia 19/06/2021, o Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE) recebeu João Ricardo T. L. Souza que falou sobre “Psicoterapia e os atendimentos às queixas escolares durante a pandemia”, durante o evento intitulado “Queixas escolares e atuação das/os psicólogas/os em tempos de pandemia: vamos construir parâmetros?”. A fala trouxe elementos fundamentais para o compromisso com a realização de atendimentos em uma perspectiva crítica e emancipadora, ainda que na modalidade online, assim como um conjunto de estratégias digitais que podem ser utilizadas para que esse compromisso possa se efetivar.’
Live | Pandemia, acolhimento e medicalização da vida (CRP-PR)
(23 de novembro de 2020)
Sinopse: Os sofrimentos humanos frequentemente são abordados desde uma perspectiva biológica e individual, retirando da centralidade dos cuidados e acolhimento às questões socioculturais e deixando de oferecer possibilidade de construções coletivas. No contexto da pandemia da Covid-19, discursos hegemônicos deixam de considerar as especificidades brasileiras como, por exemplo, a falta de direcionamento governamental e a falta de pacto coletivo.
Psicologia de Desastres e Emergências e o cuidado psicológico – Encontro com Elaine Alves (GIQE – Grupo interinstitucional) Queixa Escolar)
(13 de setembro de 2020)
Sinopse: No dia 12/09/2020, o Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE) recebeu Elaine Alves para discutir sobre as contribuições da Psicologia de Desastres e Emergências para o cuidado psicológico durante a pandemia. Entende-se que essa área da Psicologia, relativamente recente desde a sua constituição como ciência e profissão, tem grandes contribuições para os processos de enfrentamento deste momento de pandemia de Covid- 19, tão difícil em diversas dimensões do cotidiano.
https://www.youtube.com/watch?v=WM9qEU7lm3k
Desafios clínico políticos em tempos de pandemia (Sobab SP)
(01 de setembro de 2020)
Sinopse: O convidado da Roda de conversa foi Luís Saraiva. Psicólogo clínico que formou com outros psicólogxs o coletivo chamado “Nós” em que os atendimentos são voltados para a época de pandemia e isolamento. Nesta roda de conversa abordamos justamente questões sobre este momento que estamos vivendo:O atendimento online é um problema de fato? Quais são as implicações de ser um profissional de saúde em tempos de pandemia? Que questões éticas, sociais e políticas precisam ser pensadas nesses momentos de desestabilização social, política e sanitária?
Live – Orient. para o Cuidado em SMAP de Crianças na Pandemia e/ou em Isolamento Hospitalar (Fiocruz Brasília)
(15 de julho de 2020)
Sinopse: Realizada pela Fiocruz Brasília, a live propôs abordar temas que atravessam a saúde mental e atenção psicossocial de crianças na pandemia e/ou em isolamento hospitalar. Nesse sentido, no dia 15 de julho de 2020, foram reunidos diversos especialistas em saúde mental para responder às perguntas dos espectadores. Durante a live, Beatriz Schmidt, Ilana Katz, Ricardo Lugon e Mariana Rosa, destacaram a necessidade de conversar com as crianças de forma cuidadosa e acessível sobre a contaminação de Covid-19, ressaltando suas consequências e formas de prevenção. Além de discorrerem sobre a relevância de escutar e acolher o sofrimento das crianças que estão em isolamento social por conta da pandemia ou por internações hospitalares, foi mencionado também o papel do psicólogo como parte de uma rede de cuidados, mesmo que remotamente.
https://www.youtube.com/watch?v=_Zjr7fZBs5w&feature=youtu.be
Live – Recomendações aos Psicólogos para o Atendimento Online (Fiocruz Brasília)
(20 de maio de 2020)
Sinopse: Contando com a participação no dia 20 de maio de 2020 de Ionara Rabelo, Camila Wolf e Fernanda Serpeloni, a live mediada por Débora Noal foi dedicada ao esclarecimento de dúvidas referentes aos atendimentos psicológicos online. A partir do aumento desse tipo de demanda, discutiu-se a necessidade de usar as ferramentas tecnológicas disponíveis de modo responsável e ético. No decorrer da transmissão apareceram entre as diversas questões, perguntas sobre a plataforma e-Psi, estratégias para o atendimento remoto, voluntariado de psicólogos e casos em que há demanda de um atendimento presencial.
https://www.youtube.com/watch?v=bvN2ErHgoaI&feature=youtu.be
Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia?
Organizadores: Fauston Negreiros e Breno de Oliveira Ferreira
Editora Pimenta Cultural, 2021
https://www.ifpi.edu.br/noticias/eBook_PsicologiaEscolar.pdf
A importância de um olhar atento aos estudantes com deficiência na volta presencial (Centro de Referências em Educação Integral)
(12 de abril de 2022)
Instituto Rodrigo Mendes lança pesquisa sobre tecnologias digitais e inclusão (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(09 de dezembro de 2021)
Educação inclusiva não é utopia da escola pública: conheça algumas experiências (CREI – Centro de Referências em Educação Integral)
(29 de setembro de 2021)
Garantia de educação inclusiva durante a pandemia é direito dos estudantes (Centro de Referências sobre Educação Integral – CREI)
(03 de junho de 2020)
Educação Inclusiva em tempos de pandemia: vivências na rede municipal de ensino de Ijuí/RS (Brasil Escola)
(data não encontrada)
A educação inclusiva no município de Guarulhos durante a Pandemia da COVID-19 (UNIFESP)
(fevereiro de 2022)
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62910
Atuação dos professores de Atendimento Educacional Especializado junto aos estudantes com deficiência durante a pandemia do COVID-19
(27 de julho de 2021)
https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/64174
O cenário da pandemia no Brasil: impactos da desigualdade social e o ensino remoto na educação inclusiva (Centro Universitário Una – Leidiany Martins de Oliveira e Juliana Thereza Ferreira Ribeiro)
(05 de julho de 2021)
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14054
Pesquisa: Inclusão escolar em tempos de pandemia (Fundação Carlos Chagas)
(julho de 2020)
https://www.fcc.org.br/inclusao-escolar-em-tempos-de-pandemia/
Protocolos educação inclusiva durante pandemia: Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais (Instituto Rodrigo Mendes)
(julho de 2020)
Contracartilha de acessibilidade: reconfigurando o corpo e a sociedade (Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia)
(data não encontrada)
https://www.32rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=563
Educação na pandemia: a Educação Especial em cena (Café com profes)
(06 de setembro de 2021)
https://www.youtube.com/watch?v=RnIPpBaQoH8&ab_channel=Caf%C3%A9comProfes
Garantia de equidade no retorno às presenciais | Educação inclusiva durante a pandemia (Instituto Rodrigo Mendes)
(24 de junho de 2020)
Sinopse: O terceiro, e último, webinário foi realizado em 24 de junho e contou com a participação de Tennyson Theodoro, professor de Geografia e coordenador pedagógico da rede de educação municipal de São Paulo; e de Fernanda Righetti, professora de Educação Física no Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) de Itaquera. A condução do debate foi de Regina Mercurio, formadora de educação inclusiva do IRM. Esse webinário teve duas intérpretes de Libras: Vânia Santiago e Carol Fomin. A conclusão da série, Educação inclusiva durante a pandemia, focou na Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais. Partindo dessa perspectiva, discorreu-se que, para não deixar ninguém para trás, é preciso buscar acessibilidade em recursos tecnológicos e no desenvolvimento de materiais pedagógicos, tendo como parâmetro o desenho universal para aprendizagem, e continuar o diálogo construído entre estudantes, escolas e famílias. Para finalizar a série tivemos mais de 1,4 mil espectadores de 47 cidades e 14 estados.
https://www.youtube.com/watch?v=wcxzlZiigNQ&feature=emb_logo
Possibilidades pedagógicas para atividades a distância | Educação inclusiva durante a pandemia (Instituto Rodrigo Mendes)
(17 de junho de 2020)
Sinopse: O segundo webinário ocorreu uma semana depois, em 17 de junho. Para comentar sobre Possibilidades pedagógicas para atividades a distância foram chamadas Keit Cristina Anteguera Lira, coordenadora do Centro de Formação e Apoio à Inclusão de Itaquera (CEFAI Itaquera), integrado à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e Yara Aparecida da Silva, professora de atendimento educacional especializado (AEE) e de apoio e acompanhamento à inclusão, também do CEFAI Itaquera. A mediação ficou a cargo de Luiz Conceição, coordenador de formação do IRM. Foram feitas reflexões acerca de como planejar aulas com acessibilidade durante a pandemia, tendo como premissas o desenho universal para aprendizagem (DUA), o desenvolvimento de recursos e de materiais pedagógicos acessíveis (MPA) e o trabalho colaborativo entre a família, o professor da sala de aula comum e o profissional de atendimento educacional especializado. Nesse webinário nossa audiência foi de mais de 2,3 mil espectadores de 41 cidades e 11 estados.
https://www.youtube.com/watch?v=QIK4Ee7VH3E&feature=emb_logo
Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias | Educação inclusiva durante a pandemia (Instituto Rodrigo Mendes)
(10 de junho de 2020)
Sinopse: O primeiro encontro, em 10 de junho, teve a participação de Andréa Duque, diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar (NASCE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro (SP); de Luciane Fridschtein, servidora pública municipal em Manaus (AM) e mãe do David (8) e do Arthur (4); de Vânia Santiago, intérprete de Libras (presente nos três webinários); e de Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM, que foi o mediador do webinário inicial. O tema central do debate, que foi diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias, abordou ações da gestão pública a partir das diretrizes e da organização das secretarias da educação de escolas públicas e privadas, para garantir o acolhimento, o diálogo e a construção de vínculos junto às famílias dos estudantes durante a pandemia. Outro destaque foi a importância e o apoio das famílias para aprendizagem dos estudantes, principalmente – mas não somente, em tempos de isolamento social. O webinário contou com mais de 1,4 mil espectadores de 48 cidades e 13 estados.
https://www.youtube.com/watch?v=JMyMjO3UpJU&feature=emb_logo
Inclusão nos tempos de pandemia… E agora? (Coletivo Educação)
(29 de abril de 2020)
Sinopse: Efetivar o direito à educação de qualidade para todos e todas é ainda um objetivo a ser alcançado em nosso país, apesar dos avanços nas últimas décadas, com a universalização das matrículas na educação básica. Desafio ainda maior é garantir condições adequadas à participação efetiva de pessoas com deficiência nos espaços escolares e processos pedagógicos. Quais são as condições necessárias para se efetivar a educação inclusiva em contexto remoto, como tem acontecido em diversas redes de ensino? Com a discussão sobre os próximos passos – seja o retorno às aulas presenciais e o ensino híbrido, seja a continuidade exclusiva do ensino a distância, ou ainda o cancelamento do ano letivo – o planejamento é fundamental tanto para garantir o direito à educação de todos e todas, como para defender a segurança e a saúde de estudantes, professores e demais envolvidos.